Dulce Félix foi este sábado quinta classificada e contribuiu para a vitória da seleção da Europa no confronto com a Grã-Bretanha e os Estados Unidos, incluído no Great Winter Run, corta-mato realizado em Edimburgo.
Corpo do artigo
Salomé Rocha e Catarina Ribeiro, ambas do escalão sub-23, foram, respetivamente, 22.ª e 26.ª.
No total dos escalões masculinos e femininos de seniores, sub-23 e juniores, a Europa somou 134 pontos, contra 175 da Grã-Bretanha (segunda) e 201 dos Estados Unidos (terceiros).
Na prova feminina de seis quilómetros, triunfou a irlandesa Fionualla Britton, campeã europeia, com 20.40 minutos e uma clara vantagem de 16 segundos sobre a holandesa Adrienne Herzog. A norte-americana Mattie Suver completou o pódio, com 21.00.
A melhor atleta da seleção britânica, Jess Coulson, foi quarta, com 21.05, menos um segundo do que Dulce Félix, que, há cerca de um mês, foi vice-campeã da Europa.
A prova masculina foi ganha pelo norte-americano Bobby Mack, que ultrapassou na reta da meta o espanhol Ayad Lamdassem, integrante da selecção da Europa (24.27 contra 24.28).
Numa prova extra feminina de três quilómetros, com várias atletas africanas de primeiro plano mundial, triunfou a etíope Genzebe Dibaba (9.46), seguida da sua compatriota Meseret Defar (9.51) e da queniana Linet Masai (9.55).