Efeito Conceição: em Itália já se fazem comparações a José Mourinho e Diego Simeone
A imprensa italiana não poupa nos elogios à semana surpreendente de Sérgio Conceição no comando do AC Milan. Já se fala em "efeito Conceição" e até são estabelecidas comparações com José Mourinho ou Diego Simeone.
Corpo do artigo
Não podia ter sido melhor a semana de estreia de Sérgio Conceição à frente do AC Milan. Em dois duelos de nível competitivo elevado, o técnico português superou-se e bateu a Juventus e o rival Inter para conquistar a Supertaça italiana em Riade, na Arábia Saudita. Os dois embates tiveram direito a reviravolta, o que impressionou o mundo do futebol.
No "Gazzetta dello Sport" escreve-se que "é incrível o efeito que Conceição teve no Milan". "Não reestruturou a equipa do ponto de vista tático, até porque não teve tempo; de facto, tentou mudar a equipa na primeira parte do jogo contra a Juve, passando para o 4-3-3, mas voltou imediatamente atrás porque não estava a funcionar. Ele, no entanto, mudou a mentalidade do grupo, que colocou em campo uma teimosia, uma coragem, uma tenacidade, uma compactação que nunca tínhamos visto antes", referem.
E acrescentam: "Claro que isto é apenas o início e pode não ser suficiente [...] Mas é um começo maravilhoso, que permite aos rossoneri encarar com confiança a difícil perseguição no campeonato e a continuação na Liga dos Campeões".
Já no "Corriere della Serra" exalta-se, um pouco, a forma como o técnico português conseguiu dar a volta no dérbi com o Inter: "Sérgio Conceição disfarçou-se de diabo e com coração, coragem e ideias claras e contundentes derrubou Inzaghi aos 90+3 minutos com um golo de Abraham que completou a reviravolta perfeita", começam por escrever.
A forma como leu o jogo e as alterações efetuadas foram destaque e mereceram comparações ao "Special One". "Conceição teve a genialidade de Mourinho e Simeone, soube manter o jogo: a entrada de Leão regenerou o Milan e o golo que mudou tudo surgiu de uma falta ganha pelo próprio Rafa [Leão]".
Os elogios de um amigo dos tempos de Itália
Christian Vieri, lenda do futebol italiano, não ficou indiferente ao êxito do técnico português e aplaudiu a contratação que o AC Milan efetuou para o comando técnico: "O grande Sérgio [Conceição] está de volta a Itália e estou feliz por ele. Não é como se ele pudesse fazer milagres e mudar tudo numa única partida, mas ele vai gradualmente deixar a sua marca", disse em declarações ao "Corriere della Serra".
O antigo internacional italiano, que partilhou balneário com Sérgio Conceição no Inter e na Lazio, deixou rasgados elogios ao "amigo". "O AC Milan tem qualidades importantes no plantel e está vivo. Esse é o fator mais importante para Conceição. O Sérgio é um bom amigo, um homem especial e divertido", destacou.
E termina lembrando a passagem de sete temporadas pelo F. C. Porto e o perfil daquele futebol: "Era uma equipa dura e agressiva. Ele quer velocidade, ritmo, intensidade e ligação à causa. Exige o melhor dos seus jogadores e não dá descontos a quem não dá tudo o que tem".
Já Zlatan Ibrahimovic, diretor do emblema milanês, destaca o êxito, agradeceu a Sérgio Conceição, o respetivo staff e terminou com uma frase curiosa: "Atingimos um dos nossos objetivos. O que procurávamos era uma reação: esta (apontando para o troféu) é a nossa reação. Antes de falar, quero felicitar o treinador e a sua equipa: em poucos dias fizeram um grande trabalho. Ainda bem que estavas com febre, Sérgio, se não terias partido mais do que uma televisão", gracejou.