Sara Moreira, campeã europeia dos três mil metros, Hermano Ferreira, José Moreira, Ricardo Ribas, Doroteia Peixoto, Licínio Pimentel, Rui Pinto e toda a equipa do Maia, são presenças confirmadas na primeira meia maratona de Barcelos, agendada para dia 6 de abril.
Corpo do artigo
Fernanda Ribeiro, atleta portuguesa mais medalhada de sempre, é a madrinha da prova e promete fazer "tudo o que for preciso para que esta prova seja um enorme sucesso". Este novo evento desportivo da responsabilidade dos Amigos da Montanha trará até Barcelos os melhores atletas nacionais da atualidade.
"Queremos fazer uma prova com o nosso cunho que vá crescendo de ano para ano, com uma organização que já deu provas de qualidade noutros grandes eventos desportivos", salientou Vítor Almeida, antigo atleta e diretor da prova, na apresentação do evento.
José Regalo, ex-atleta e atual vogal da Federação de Atletismo, destacou o valor dos prémios a atribuir nesta prova, que ultrapassa os 14 mil euros distribuídos pelos vários escalões. "A corrida está na moda e é importante associar o que está na moda à competição e esta organização liga a parte lúdica, a promoção do desporto e da saúde, à vertente competitiva, podendo, assim, contribuir para que haja mais pessoas a dedicarem-se à modalidade".
Américo Alves, presidente dos Amigos da Montanha, destaca o cariz solidário da prova, onde um euro por cada inscrito reverte a favor da construção do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos.
A I Meia Maratona de Barcelos, com partida pelas 10.00 horas, do dia 6 de abril, no centro histórico de Barcelos, vai percorrer três distâncias: a meia maratona, com 21 quilómetros, percorridos em duas voltas ao circuito; a mini maratona, de 10 quilómetros, e uma caminhada de 5 quilómetros e meio. O objetivo será juntar grandes nomes do atletismo nacional com todos aqueles que gostam de correr e caminhar como lazer. As inscrições estão abertas até 2 de abril.