O Governo Português agraciou Jorge Mendes, empresário que gere, entre outros, a carreira de Cristiano Ronaldo, com o Colar de Honra de Mérito Desportivo.
Corpo do artigo
No despacho publicado, esta quinta-feira, em Diário da República, o ministro Miguel Relvas sustenta que o se trata do "mais bem sucedido empresário desportivo do mundo" e que a sua empresa, a Gestifute, SA, criada em 1996, "é igualmente a maior empresa de gestão de carreiras de jogadores de futebol do mundo".
Para a atribuição da condecoração, o Governo considera que, atentando ao "estado de evolução do futebol", a figura do empresário desportivo "assume um papel incontornável".
Aos 46 anos, Jorge Mendes, segundo o despacho de Miguel Relvas e baseando-se hum estudo da Futebol Finance, a Gestifute conta com uma "carteira de clientes avaliada em 536 milhões de euros", acrescentando tratar-se da "única empresa portuguesa na lista das 20 maiores do mundo", na gestão de carreiras de jogadores e treinadores de futebol.
Para justificar a atribuição do Colar de Honra de Mérito Desportivo, o Governo lembra ainda que do ponto de vista financeiro a empresa de Jorge Mendes "gerou os maiores fluxos financeiros no que diz respeito a transferências de desportistas".
O ministro Miguel Relvas não poupa nos elogios a Jorge Mendes e lembra que a Globe Soccer o considerou como o "melhor empresário nos anos de 2010 e 2011", apontando-o como "uma referência mundial" no mercado do futebol.
Além de Cristiano Ronaldo, na carteira de Jorge Mendes, podem-se ainda encontrar os portugueses Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma (ambos do Besiktas), o colombiano Radamel Falcao (ex-F.C. Porto e atualmente no Atlético de Madrid) e Nani (Manchester United), estrelas que deixam bem no fundo do túnel a principal concorrente, a Stellar, que ainda assim gere o dobro da carreira de jogadores, mas menos valiosos do que os da Gestifute.
Para a concessão da distinção a Jorge Mendes, o ministro Miguel Relvas lembra ainda que uma das grandes preocupações do empresário "é a descoberta e a promoção de jovens praticantes", acrescentando que a sua atuação se tem revelado importante no "reconhecimento das potencialidades e capacidades do desporto português no estrangeiro", conclui.
Não foi ainda divulgada pelo Governo qual o dia em que vai ser entregue a condecoração a Jorge Mendes.