A equipa masculina de basquetebol de Sub-16 do Sporting Clube de Portugal está a estagiar, em Beja, e vai disputar três jogos durante o fim-de-semana frente ao Beja Basket Clube.
Corpo do artigo
Na temporada passada, a equipa leonina sagrou-se Campeã Distrital da Associação de Basquetebol de Lisboa e foi quarta na Final Four do Nacional da categoria e está a preparar a nova temporada na cidade baixo-alentejana.
A escolha de Beja para estágio de início da temporada está ligada ao facto de Guilherme Proença, o treinador da equipa verde-branca, ser natural da cidade Pax-Júlia.
Ouvido pelo JN, “Gui”, como é conhecido no seio das hostes de Alvalade, justificou que se trata de um estágio “muito importante, porque temos mais horas de treino, uma maior dinâmica de equipa e a trabalhar mais conteúdos para estar mais aptos na a temporada que se avizinha”, resumiu.
A equipa chegou a Beja na quarta-feira e os dois dias seguintes “foram de treinos muito intensos". "A Câmara Municipal de Beja tem sido fantástica na dispensa do pavilhão e do material necessário aos nossos trabalhos. Estar em Beja é estar de regresso a casa. As pessoas têm sido incansáveis”, justificou. “Temos uma equipa com 16 jogadores, cinco quais são de primeiro ano e é importante esta preparação fora de Lisboa, que permite participar nos treinos e jogos de uma forma mais descomplexada”, rematou.
No Pavilhão Municipal de Beja, o Sporting realiza amanhã dois jogos, tendo como adversário o Beja Basket Clube (BBC). O primeiro às 18 horas frente à equipa de Sub18 e hora e meia depois contra a equipa sénior. No domingo a equipa leonina encerra o estágio jogando às 10h30 de novo contra a equipa principal do BBC.
Quem é Guilherme Proença
Filho de um empresário da restauração estabelecido em Beja, Guilherme Proença entra na quarta temporada ao serviço do Sporting, sempre ligado aos escalões de formação. Na cidade alentejana jogou basquetebol no Despertar e no BBC, depois rumou a Lisboa para estudar, tendo tirado o Curso de Treinador do primeiro ao terceiro grau. Antes de rumar a Alvalade, “GUI” esteve três anos no Benfica e dois na Quinta dos Lombos e a área da formação “é a sua praia”.