O CIES Football Observatory publicou, esta quarta-feira, um estudo sobre o estilo de jogo ofensivo de equipas de 27 ligas de todo o mundo. O Farense é o clube que mais pratica jogo direto entre todas as formações analisadas. No sentido inverso surge o Manchester City, comandado por Pep Guardiola.
Corpo do artigo
O mais recente estudo do CIES Football Observatory referente ao estilo de jogo ofensivo de equipas de 27 ligas por todo o mundo, publicado neste quarta-feira, apontou o Farense como a formação que mais recorre ao estilo mais direto.
A formação algarvia, comandada por José Mota, alcança o resultado máximo de 100, num índice que tem como elementos avaliativos os sprints durante a posse de bola, o espaço percorrido pelo jogador que vai receber a bola e os quilómetros percorridos pelo esférico.
O Rotherham United, com 88,8, e o Luton Town, com 87,1, ambas equipas de Inglaterra, completam o pódio das formações que mais recorrem ao jogo direto. Em sentido inverso, aparecem Manchester City, com 21,3, Paris Saint-Germain, com 23,1, e Oleksandriya, da Ucrânia, com 26,2.
Na principal liga portuguesa, Vizela, Portimonese e Casa Pia entram na lista das equipas com um estilo de jogo mais direto. Rio Ave, seguido de Arouca, Braga e Gil Vicente. Benfica, Sporting e FC Porto apresentam um estilo distinto, mais focado no jogo “apoiado”.