
Russos acusados de usarem doping por sistema nas competições
ROBERT GHEMENT/EPA
A Comissão Independente da Agência Mundial Antidopagem recomendou esta segunda-feira a suspensão da Federação russa de atletismo por práticas generalizadas de doping.
A Agência Mundial Antidopagem (AMA) tornou público o relatório que elaborou, onde aconselha a suspensão da federação russa de atletismo, pede a retirada da acreditação ao laboratório de Moscovo e acusa os serviços secretos russos de intimidação, recomendando, igualmente, a suspensão para a vida de cinco atletas e cinco treinadores.
"A CI [Comissão Independente] recomendou que a Associação Internacional de Federações de Atletismo suspenda a ARAF (Federação Russa de atletismo]", indica o relatório da órgão criado para investigar os casos.
A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) já garantiu no entretanto que vai levar o caso ao seu Conselho Diretivo. O responsável da IAAF irá propor ao Conselho a recomendação da Comissão Independente da Agência Mundial Antidopagem (AMA) de sancionar, numa penalização que poderá levar à suspensão total e retirada dos atletas russos de futuras competições da IAAF.
A Rússia também já deixou a sua consideração sobre o assunto através do ministro do Desporto, Vitaly Mutko. O governo russo desvalorizou a recomendação da Comissão Independente da AMA de suspender a sua federação por práticas de doping, recordando que esta não tem direito a excluir ninguém.
Entre os atletas que a comissão quer ver afastados do atletismo está Maria Savanova, campeã olímpica dos 800 metros nos Jogos de Londres2012.
A AMA quer agora que a Rússia seja impedida de estar nos Jogos do Rio2016, face à questão do doping, e o relatório de hoje chega ao ponto de referir que os Jogos de Londres2012 foram "sabotados" com a participação de atletas dopados.
A agência mundial criou uma comissão de três elementos, chefiada por Dick Pound, justamente com o objetivo de investigar os casos de doping, trazidos a público por uma estação televisiva alemã em dezembro de 2014.
De acordo com os responsáveis da Comissão, é muito claro que os casos de doping no atletismo russo "não poderiam ter acontecido" sem o conhecimento e consentimento do governo russo.
"Tudo isto não seria possível de acontecer sem o conhecimento das autoridades estatais", começou por dizer Dick Pound à imprensa, no âmbito da apresentação do relatório com enfoque na dopagem no atletismo russo.
Questionado se as irregularidades dos atletas russos teriam apoio do Estado, Pound disse: "sim, não creio que seja possível outra conclusão. Não tinha como não saberem".
O relatório incide unicamente na Rússia e no atletismo, mas a AMA considera que a "dopagem organizada" diz também respeito a outros países e outros desportos. No entretanto, a Interpol já respondeu ao apelo deixado pela AMA e vai iniciar uma investigação abrangente ao fenómeno de doping generalizado.
