Vila do Conde Kayak Clube tem revelado atletas e ensinado a importância da partilha e camaradagem
Corpo do artigo
Fazendo jus à tradição da cidade nos desportos fluviais, o Vila do Conde Kayak Clube é, há vários anos, uma referência na canoagem da região, proporcionando a prática da modalidade a dezenas de atletas, a partir da margem de Azurara, junto à foz do rio Ave, onde está localizado o posto náutico do clube. Com quase 40 anos de atividade, a instituição tem vindo a formar grandes canoístas na esfera competitiva nacional e internacional, como é o caso de José Garcia, que se notabilizou no clube e representou Portugal nos Jogos Olímpicos, mas, sobretudo, cumprindo o seu papel social de oferecer a prática desportiva aos jovens do concelho.
"Como treinador, fico sempre satisfeito com títulos e a ver atletas chegarem às seleções nacionais, mas o mais importante é que o clube seja uma escola de valores, e que estes jovens sintam que esta é uma segunda família", partilhou com o JN o técnico Rui Magalhães, de 35 anos, que desde os dez está no clube.
Sendo um desporto praticado no rio, e com crianças e jovens, a segurança é prioridade número um para os monitores. "As regras de segurança são inegociáveis. Todos têm de usar colete, e só estão na água com a vigilância de um treinador. Além disso, os atletas mais experientes também cuidam dos mais novos. Felizmente, esta parte do rio Ave tem condições favoráveis para a prática da modalidade", vincou Rui Magalhães.
O atual treinador ganhou o gosto pela canoagem através do pai, João Magalhães, um dos fundadores do clube, e, desde 1992, preside a agremiação, mostrando-se orgulhoso por há vários anos merecer a confiança dos pais dos atletas.
"Fico muito contente quando temos vitórias, mas o fundamental é o bom ambiente e a camaradagem que estes jovens sentem no clube, e que os pais possam ficar sossegados sabendo que os filhos estão bem entregues", disse o dirigente.
Numa modalidade em que o equipamento é caro, o clube disponibiliza as melhores condições a todos os atletas, graças ao apoio dos pais, de alguns patrocinadores e da Câmara Municipal.
"Não temos luxos, mas procuramos transformar o que temos em muito bom, cuidando do material e ensinando que todos têm de zelar do que é comum. Gostaríamos de ter mais embarcações, mas o maior desejo para 2020 é concluir a remodelação das instalações do nosso posto náutico", partilhou João Magalhães, lembrando que o Vila do Conde Kayak Clube é o sexto clube nacional com mais atletas inscritos (60) na Federação Portugal de Canoagem e falando numa "grande responsabilidade em manter essa marca".
B.I.
Vila do Conde Kayak Clube
Fundação: 07/12/1982
Sócios: 250
Atletas na formação: 80
Palmarés: campeão nacional (1983/1984/1987), conquistas individuais e campeonatos nacionais, distritais e na Taça de Portugal
Treinos: de terça-feira a domingo
Horários: das 9 h às 18h
Mensalidade: 15 euros mais quota de sócio anual de 10 euros