O Esgueira abriu a temporada de basquetebol com uma vitória épica e histórica, na receção ao Sporting (82-81), selada com um triplo, sob o soar da buzina, convertido por Ty Toney.
Corpo do artigo
Está aí a primeira surpresa na Liga portuguesa de basquetebol. O Esgueira derrotou pela primeira vez no seu historial o Sporting, por 82-81, num jogo decidido com um triplo, no último segundo, convertido por Ty Toney.
Com 27 pontos, o base foi o melhor marcador de um jogo em que os leões, que andaram quase sempre na frente do resultado, não conseguiram segurar uma vantagem que chegou a ser de 13 pontos no último período (55-68).
O triunfo dos aveirenses ganha outra magnitude pelas limitações na gestão da equipa com as quais o seu treinador, Pedro Costa, teve de lidar. O Esgueira utilizou apenas sete jogadores ao longo da partida, sendo que três deles estiveram mais de 30 minutos em campo. Ty Toney, por exemplo, só descansou 56 segundos em todo o jogo.
Apesar de ter passado a esmagadora maioria do tempo por cima no marcador, o Sporting andou longe de entusiasmar. Acumulou vários erros no ataque (só no primeiro período somou sete perdas de bola), converteu pouco mais de metade dos lances livres de que dispôs (15 em 26 tentativas) e atirou ao cesto menos vezes do que o adversário (58 contra 63), de pouco lhe valendo ter terminado a partida com uma percentagem de eficácia de lançamento superior à do Esgueira (48% contra 47%).
Ty Toney foi a figura da partida não apenas por ter convertido o triplo decisivo, mas por ter apontado os últimos nove pontos do Esgueira no jogo, todos na sequência de lançamentos de três pontos. O último surgiu em resposta a uma "tapinha" de Diogo Ventura, a 2,1 segundos do fim, que deixou o Sporting na frente por 80-82. Porém, quem sorriu no fim foi a equipa de Aveiro.
Para lá do base norte-americano, destaque, ainda no Esgueira, para Miguel Monteiro (14 pontos e 11 assistências) e Michael Diggins (19 pontos e três desarmes de lançamento).
O poste francês Ludgy Debaut, com 13 pontos (10 deles no primeiro período) e 11 ressaltos foi a principal figura no lado do Sporting, que viu Armwood chegar aos 20 pontos e Diogo Ventura aos 19.