Portugal somou, esta quarta-feira, a terceira em outros tantos jogos no Grupo A do Campeonato da Europa de hóquei em patins, sendo derrotado pela Espanha, em Paredes, por 3-1. A equipa das quinas defronta, esta quinta-feira, Andorra, vencedora do Grupo B, no último duelo dos quartos de final da competição.
Corpo do artigo
O derradeiro jogo do Grupo A não decidia absolutamente nada. A Espanha já tinha o primeiro lugar assegurado e Portugal não conseguia escapar ao último, tendo como rivais nos quartos de final a Alemanha e Andorra, respetivamente. Apesar disso, a rivalidade resultou num duelo ibérico muito disputado, com a equipa das quinas a mostrar mais concentração defensiva do que nas derrotas frente a Itália e França.
O selecionador nacional, Paulo Freitas, deu a titularidade na baliza a Guga, em detrimento de Xano Edo, e o guarda-redes mostrou serviço com duas boas intervenções, tal como o espanhol Càndid Ballart, que travou as intenções de Gonçalo Alves e Miguel Rocha.
A pouco mais de quatro minutos do intervalo, Martí Casas colocou os espanhóis em vantagem, beneficiando de um ressalto antes do remate decisivo.
De novo em desvantagem, Portugal viu Martí Casas bisar com um remate cruzado de muito longe e a reação lusa surgiu num livre direto de Gonçalo Alves.
A margem mínima dava esperança aos adeptos portugueses que voltaram a comparecer em bom número, mas a longa distância dos espanhóis estava afinadíssima e Nil Roca ampliou para o 3-1 final.
Os quartos de final disputam-se esta quinta-feira com os jogos Itália-Suíça, França-Alemanha, Espanha-Áustria e Portugal-Andorra.