Sorteio da fase de grupos decorre este sábado, 2 de dezembro, na Alemanha. Seleção portuguesa é cabeça de série pela quinta vez e tem jogadores a perseguir marcas importantes.
Corpo do artigo
A seleção portuguesa vai ser, hoje, pela quinta vez cabeça de série no sorteio de uma fase final, neste caso do Europeu de 2024, que tem lugar na Alemanha. Antes, já o tinha sido no Euro 2004, prova em que conquistou o estatuto por ser anfitriã, e em 2016, devido ao ranking na UEFA. No que diz respeito a Campeonatos do Mundo, conseguiu-o pela primeira vez em 2018, na Rússia, feito que repetiu no último ano, no Catar.
A predominância do privilégio na última década deveu-se à melhoria gradual e persistente da classificação nos diversos rankings. No da FIFA, conquistou, em definitivo, um lugar no “top ten”, a que não é alheio, também o facto de não falhar a presença numa grande competição desde 1998, portanto, há 25 anos. Foi, aliás, nos últimos anos que conquistou os troféus que constam agora no currículo, o Euro 2016 e a Liga das Nações, em 2019.