O treinador do Vitória de Guimarães não se queixa do pouco tempo de preparação da equipa para uma eliminatória ante um rival, o SC Altach, que até já começou a jogar o campeonato austríaco. E diz que a equipa está apta a jogar o desafio da primeira mão da terceira pré-eliminatória.
Corpo do artigo
"Isso não é nada que me assuste. É claro que gostaria e ter mais tempo de treinos e de competição, mas o Vitória está bem preparado. Sinto a equipa confiante. Estou tranquilo. E posso garantir que o Vitória quer ganhar e que fará tudo para ganhar", diz o treinador que se estreia aos comandos da equipa minhota, precisamente contra uma equipa que também fará a alternativa nas competições europeias, num jogo a disputar nesta quinta-feira (18 horas/SportTv 2), em Innsbruck.
O SC Alsach não tem qualquer registo na UEFA, mas nem é um desconhecido para Armando Evangelista. "Antes do sorteio, sim, era um desconhecido. Agora, já não é. Estamos bem informados sobre o que vale esta equipa", acrescenta o técnico vitoriano.
O homólogo austríaco quase decalca o discurso: "Tivemos pouco tempo para avaliar o adversário. Só lhe vimos o jogo com o Fenerbahçe [ndr: triunfo dos turcos, por 3-1, em jogo particular], mas nem isso serve grande coisa, porque a equipa, entretanto, recebeu alguns novos reforços. O que sei é que o Vitória é um clube histórico de Portugal", diz Damir Canadi.
A eliminatória oporá o Vitória S.C., 108.º do ranking da UEFA, a uma equipa sem qualquer registo nas competições europeias. O SC Altach subiu à Bundesliga austríaca em 2013-14 e conseguiu, na última época, um inesperado terceiro lugar, façanha inédita para uma equipa em estreia na elite do futebol austríaco.
A equipa do Vitória de Guimarães treinou, ao final desta tarde de quarta-feira, no palco do jogo, o Tivoli Stadium, à mesma hora do desafio de amanhã, no que foi o treino de adaptação ao relvado e também o derradeiro ensaio tático, decorrido já depois dos primeiros 15 minutos, abertos à curiosidade dos jornalistas.
Armando Evangelista ainda ponderará sobre o "onze" titular. Uma mexida será obrigatória, porque o defesa central Josué está a caminho do Bordéus e já não viajou para a Áustria. Ao lado de João Afonso deverá jogar o veterano Moreno.
Dos cinco reforços incluídos na escala de 19 jogadores, pelo menos três deverão fazer a estreia com a camisola vitoriana: Tozé e Montoya, no meio-campo; e Henrique Dourado, na ponta do ataque, embora este centroavante brasileiro (ex-Cruzeiro) não tenha mais que uma semana de treinos no clube minhoto. Outros novos novos recrutas, o defesa central Pedro Henrique e o atacante Licá, também estão de prevenção.
O vencedor deste duelo (segunda mão em Guimarães, a 6 de agosto) apura-se para o "play-off", último filtro para a fase de grupos da Liga Europa.