F. C. Porto joga, esta quarta-feira, em casa do Inter que, na teoria, vale o dobro do plantel portista. Conceição reclama direito ao sonho.
Corpo do artigo
O caminho azul e branco rumo aos quartos de final começa hoje (20 horas, TVI e Eleven) no mítico Estádio de San Siro e o técnico dos dragões não esteve com meias palavras. O apuramento é o único desfecho que interessa à última equipa que conseguiu contrariar a lógica do dinheiro na principal prova por clubes do Velho Continente.
"O Inter é uma equipa forte, cheia de grandíssimos jogadores, que joga num dos mais importantes campeonatos do mundo. Nos últimos três meses só perdeu uma vez". A frase, em tom de alerta, não tira qualquer dose de otimismo a Sérgio Conceição, com bom humor: "Também não sou virgem nestas andanças, tenho sempre confiança rumo ao nosso objetivo que, neste caso, é chegar aos quartos de final".
Estabelecida a meta imediata, o técnico foi confrontado com o facto de os responsáveis italianos atribuírem favoritismo aos dragões nesta eliminatória: "O F. C. Porto é um clube com história, mas isso também é música para os nossos ouvidos. Em termos estatísticos, desde 2006 só o Bayern é que tem mais títulos nacionais e internacionais que o F. C. Porto. Nós e o Brugge temos os orçamentos mais baixos entre as equipas que estão nos oitavos, mas o dinheiro não entra em campo", repetiu o treinador, que também lembrou que a equipa da Invicta foi a última fora dos cinco principais países (Espanha, França, Inglaterra, Itália e Alemanha) a conquistar a Champions. A glória de 2004 alimenta um "sonho difícil, mas não impossível", frente à ditadura dos números que diz, por exemplo, que o plantel do Inter está avaliado em 555 milhões de euros contra os 264M€ do F. C. Porto.
Conceição defronta pela primeira vez o Inter, que representou durante duas épocas, e vai reencontrar Simone Inzaghi. "A emoção de voltar é grande, tal como o carinho e o amor que tenho por Itália, que me acolheu muito bem quando tinha 22 anos. Claro que me vai dar prazer reencontrá-lo, mas isto não é um Inzaghi-Conceição. É um Inter-F. C. Porto apaixonante".
"Sérgio foi grande companheiro e é um ótimo técnico"
O treinador do Inter de Milão, Simone Inzaghi, abordou o reencontro com Sérgio Conceição, antigo colega na Lazio. "É com prazer que vejo o Sérgio novamente, foi um grande companheiro de equipa, com quem partilhei vitórias na Lazio. É um ótimo treinador, é muito bom a dar organização à equipa. Jogam um futebol muito físico e técnico, o F. C. Porto é fortíssimo e vem de 10 vitórias consecutivas", fez notar, tendo comentado a possibilidade de Conceição treinar em Itália: "Quanto às escolhas profissionais, ele decidirá o melhor. Mas está a fazer grandes coisas".