O Barcelona vai ceder os seus jogadores e canais de comunicação para uma campanha, organizada conjuntamente com a Comissão Europeia, para convencer milhões de adeptos do Barça e do desporto para deixarem de fumar.
Corpo do artigo
O presidente do F. C. Barcelona, Sandro Rosell, e o comissário europeu da Saúde, John Dali, lançaram, esta terça-feira, em Bruxelas a campanha "Quit smoking with Barça" - Deixa de fumar com o Barça.
Para Rosel, participar neste tipo de iniciativas "é uma forma de ADN [do clube]", porque quando os jogadores são formados "uma parte importante é o tema da saúde" onde o Barça ensina a que não fumem, indicou Rosell em declarações à agência de noticias espanhola EFE.
A iniciativa, que aproveita uma campanha anterior da Comissão Europeia (CE), "os fumadores não abandonam", é orientada para jovens, para ajudar os 28 milhões de fumadores entre os 25 e 34 anos estimados, dos quais resultam por ano cerca de 700 mil mortes evitáveis relacionadas com o tabaquismo.
Como primeira ação da campanha, Xavi Hernandez, Carles Puyol, Andrés Iniesta e Victor Valdês protagonizaram um vídeo, no qual oferecem o seu apoio aos que querem deixar de fumar.
O Barcelona foi o pioneiro a aprovar, no inicio de 2012, uma politica de espaço livre sem fumo em Camp Nou para prevenir o tabaco aos mais pequenos que vão ao estádio ver os jogos da equipa.
A campanha "Deixa de fumar com o Barç", que estará completamente em marcha a 17 de novembro, vai continuar o projeto "ex fumadores" e vai oferecer aos adeptos do Barcelona e adeptos do desporto um programa de treino personalizado em temas de saúde, assim como uma serie de conselhos para deixar de fumar.
Alem de publicitar a campanha na sua página oficial da internet, o Barça vai utilizar as suas do Facebook e Twitter para chegar aos 45 milhões de seguidores que tem em ambas as redes sociais.