Guarda-redes Manuel Gama começou no Anadia, esteve na formação do Benfica, mas voltou à base.
Corpo do artigo
É toda uma vida dedicada ao mesmo emblema. A aventura de Manuel Gama no mundo do futebol começou nos sub-11 do Anadia e, à exceção de cinco épocas na formação do Benfica e outra na Académica, o guarda-redes fez toda a carreira no clube que esta noite (20.45 horas, RTP 1 e SportTV2) tentará assumir o papel de tomba-gigantes e travar o F. C. Porto, campeão nacional e detentor da Taça de Portugal.
Manuel Gama está a iniciar a 16.ª temporada consecutiva nos seniores do Anadia e, depois de ter sido titular na vitória (1-2) em Fafe, na segunda eliminatória, tudo indica que mantenha hoje o estatuto contra o F. C. Porto. Aos 34 anos, o guarda-redes está preparado e não esconde a importância do momento.
"É o maior jogo da minha carreira, mas mal o árbitro apite para o início vou tentar encará-lo como qualquer outro. Receber o campeão nacional é um belíssimo prémio para aquilo que o Anadia tem feito ao longo dos últimos anos. E vamos tentar ganhar", assegura, ao JN, o guarda-redes que, com toda a experiência que tem, deixa um conselho aos mais novos.
"É um adversário de grande valor e estamos todos ansiosos que chegue a hora do jogo, mas, ao mesmo tempo, o trabalho da semana decorreu com toda a normalidade. Vamos desfrutar e, com as poucas probabilidades que temos, tentar aproveitá-las ao máximo", pede Manuel Gama, que, nas camadas jovens do Benfica, entre outros jogadores, atuou ao lado de Miguel Vítor, Tiago Pinto, Rúben Lima, Tengarrinha e Yago Fernández.
Ansiedade pelo momento
"Não sinto nervosismo, mas tenho de admitir que há alguma ansiedade, porque este será, de facto, um encontro muito especial, não só para o nosso plantel, mas também para todos os adeptos do Anadia, que merecem ver ao vivo um jogo com um grande no nosso estádio", acrescenta.
Se tiver oportunidade, Manuel Gama vai tentar guardar uma recordação especial. "Se vou pedir a camisola do guarda-redes do F. C. Porto? Acho que sim. Penso que é de aproveitar. Deve jogar o Cláudio Ramos e é uma boa oportunidade para isso", finaliza.
Decorridas cinco jornadas da Liga 3, o Anadia ocupa o sétimo lugar da Série A, com sete pontos. Na eliminatória anterior da Taça, deixou pelo caminho o Fafe.