Presença no duelo com as águias depende de decisão favorável do TAD à providência cautelar interposta. Técnico contesta castigo de 21 dias aplicado pelo Conselho de Disciplina.
Corpo do artigo
Pinto da Costa já referiu que o F. C. Porto vai contestar em todas as instâncias a suspensão de 21 dias aplicada a Sérgio Conceição na sequência do cartão vermelho em Moreira de Cónegos e, sabe o JN, no Dragão reina a convicção de que o treinador poderá estar no banco no duelo de quinta-feira com o Benfica, no Estádio da Luz.
Depois de ver negado o recurso apresentado no Conselho de Disciplina (CD), Conceição recorreu para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), na passada sexta-feira, conforme consta do site oficial do organismo, interpondo uma ação com vista à anulação da decisão condenatória do CD e, ao mesmo tempo, uma providência cautelar para suspender essa decisão.
É da aceitação desta providência por parte do TAD que depende a presença de Sérgio Conceição no clássico. Ao que apurámos, o argumento do treinador dos dragões assentará no facto de que, se a providência cautelar não vingar, de nada lhe valerá ganhar posteriormente o recurso no TAD, pois quando e se isso acontecer, a atual suspensão já terá sido cumprida.
Caso a providência cautelar, um expediente legal que qualquer jogador ou treinador pode utilizar em caso de castigo, seja aceite, então Conceição terá a pena suspensa até que o TAD decida o recurso: se o técnico o ganhar total ou parcialmente, passa a valer a nova decisão; se o perder, tem de cumprir o castigo. Os próximos dias serão decisivos, mas, ao que foi possível apurar, o TAD irá decidir ou, no mínimo, remeter a providência para o Tribunal Central Administrativo do Sul se pronunciar antes do jogo de quinta-feira.
À margem
Ruben também recorreu ao TAD
Apesar de já ter cumprido um castigo de 15 dias por ter sido expulso no jogo em casa com o Famalicão, o treinador do Sporting também recorreu do mesmo para o TAD na passada sexta-feira. Amorim não interpôs providência cautelar, pois a suspensão já tinha chegado ao fim.
João Palhinha em caso polémico
A época em curso teve um caso de providência cautelar que deu muito que falar, quando o Tribunal Administrativo do Sul suspendeu o castigo de um jogo aplicado a Palhinha, permitindo ao médio do Sporting jogar no dérbi com o Benfica, a 1 de fevereiro.
O filme da última semana
26/04
Expulsão
Sérgio Conceição foi expulso após o apito final do jogo entre o Moreirense e o F. C. Porto, por protestos junto da equipa de arbitragem liderada por Hugo Miguel.
28/04
castigo do CD
O Conselho de Disciplina aplica uma suspensão de 21 dias ao treinador dos dragões, com base no relatório do árbitro lisboeta, segundo o qual Conceição o acusou de lhe "roubar dois campeonatos".
30/04
fora do banco
O F. C. Porto recorre do castigo, mas o CD não lhe dá provimento e Conceição começa a cumprir o castigo, ficando fora do banco portista no jogo em casa com o Famalicão.
recurso no tad
No mesmo dia, dá entrada no Tribunal Arbitral do Desporto um recurso de Conceição do castigo do CD e uma providência cautelar ao mesmo.