David Carmo e António Silva serão novidades no F. C. Porto-Benfica desta sexta-feira. Ex-jogador dos dois clubes, João Manuel Pinto destaca o enorme potencial de ambos.
Corpo do artigo
O jogo de cartaz da 10.ª jornada da Liga vai ter várias caras novas nas duas equipas, com destaque para as zonas centrais das defesas de Sérgio Conceição e Roger Schmidt. A realizarem as primeiras épocas ao serviço dos clubes, David Carmo e António Silva estão "prontos para a estreia" no clássico, com o antigo futebolista João Manuel Pinto a destacar a forma como os atletas estão, agora, mais preparados para lidar com a pressão dos grandes momentos.
"Nas equipas grandes, essa pressão existe todos os dias e os clubes trabalham muito bem a parte psicológica dos atletas, não só na equipa principal, mas também nos escalões de formação. Acho que isso explica bem a forma como o António Silva se conseguiu impor tão novo na equipa principal", refere, ao JN, João Manuel Pinto. O ex-central de dragões e águias é atualmente treinador do Machico, que compete no Campeonato de Portugal - o quarto escalão - e que, no passado fim de semana, cometeu a proeza de eliminar o Boavista da Taça de Portugal.
"O David Carmo, por outro lado, soube esperar pela oportunidade, já que não foi titular no início da época. Está, claramente, a subir de rendimento, porque não se aprende a cultura do F. C. Porto de um dia para o outro e nota-se uma evolução desde os primeiros jogos que disputou", acrescenta o técnico, fazendo questão de destacar a diferença entre ansiedade e um eventual medo do grande palco. "É natural que se sintam ansiosos durante a semana que antecede um encontro desta dimensão, às vezes o nervosismo também aparece, mas convém mantê-lo em níveis controlados, porque a concentração tem de estar acima de tudo: seja no trabalho semanal, seja a partir do primeiro apito do árbitro", explica João Manuel Pinto.
"Uma coisa é certa: estamos a falar de dois excelentes centrais, que ainda podem evoluir muito e que têm a sorte de ter grandes atletas ao seu lado: o Otamendi tem sido precioso para o António e, se não jogar devido à lesão, Pepe vai fazer falta a David Carmo", defende.
Sobre a possibilidade de David Carmo e António Silva fazerem parte das escolhas para o Mundial, João Manuel Pinto não tem dúvidas: "Estes jogadores podem e devem ambicionar os grandes palcos. Mas, conhecendo Fernando Santos, acho que vai apostar em jogadores mais experientes. Claro que uma lesão pode mudar tudo e, aí, serão escolhas seguras".