F. C. Porto-Benfica: "Taremi é três em um e Gonçalo já é referência", diz Futre
Paulo Futre, antigo extremo de F. C. Porto e Benfica, analisa os melhores marcadores das duas equipas e garante que ambos podem decidir o jogo grande da 10.ª jornada.
Corpo do artigo
Mehdi Taremi e Gonçalo Ramos serão duas das principais armas à disposição de Sérgio Conceição e Roger Schmidt, respetivamente, no duelo de sexta-feira (20.15 horas, SportTV1), no Estádio do Dragão. Antigo jogador das duas equipas, Paulo Futre avalia a prestação dos dois avançados e reconhece que qualquer um deles tem mais do que capacidade para deixar marca na partida que abre a 10.ª jornada do campeonato.
"Quem pode decidir o clássico? Qualquer um dos dois". A resposta pronta do antigo internacional português, ao JN, não deixa grande margem para dúvidas, bem como a justificação para a mesma.
"O Taremi é uma espécie de avançado 'três em um'. Resolve no um contra um dentro da área, mesmo não sendo um matador típico, é muito bom a fazer assistências e tem poder físico que lhe permite sofrer muitos penáltis. O miúdo do Benfica está a fazer uma época fantástica, já que, finalmente, é a referência no ataque, o 9 puro, e já não joga nas costas do ponta de lança como na época passada. Pode decidir qualquer jogo, a qualquer momento, algo que aliás o Taremi também pode", explica o "El Português", antes de estabelecer um paralelo curioso entre o seu passado como futebolista e o iraniano do F. C. Porto.
"Faz-me lembrar aquilo que eu passei quando era jogador, ao nível da polémica. Está sempre envolvido numa. Quando eu jogava em Espanha, chamavam-me "piscineiro", mas é preciso alguma arte para cair dentro da área. Sei que poucos entendem isso, mas só os bons artistas conseguem sacar penáltis com classe. Não é enganar por enganar, é ir ao choque para o bem da equipa. Claro que a fama lhe vai valer alguns cartões amarelos, mas também sofre algumas grandes penalidades que não são marcadas", explica.
Avançado do mês e o mundial para Ramos
Taremi foi eleito o melhor avançado da Liga em setembro - recebeu 25,4% dos votos dos treinadores -, enquanto Gonçalo Ramos tem, na opinião de Paulo Futre, boas chances de ser convocado para o Campeonato do Mundo.
"Pelo que está a fazer esta época, sem dúvida que merece ir ao Mundial. Não sei quantos avançados o selecionador vai chamar, além do Cristiano, claro, mas acho que tem de estar na lista para o Catar. Além de todas as outras qualidades, o Gonçalo é um grande cabeceador e pode oferecer outras soluções ao ataque da seleção nacional", garante Futre.