O F. C. Porto reconquistou, esta quarta-feira, sete anos depois, a Supertaça masculina de basquetebol, ao derrotar, em Vagos, o CAB Madeira por 76-62.
Corpo do artigo
Os actuais campeões nacionais venceram de forma tranquila os madeirenses do CAB, com o extremo Miguel Miranda a destacar-se no encontro, ao revelar-se o jogador mais valioso da partida, tendo anotado 16 pontos.
O início foi muito disputado, com o primeiro período a ser jogado a ritmo frenético, sendo que o FC Porto se mostrou mais pragmático e eficaz, face a um CAB que entrou "atrevido" e se superiorizou em lances de contra-ataque.
No final dos primeiros 10 minutos, a formação "azul e branca" destacou-se na posse da bola e ganhou alguma vantagem, terminando o primeiro tempo com um avanço de cinco pontos (20-15).
No segundo período, o ritmo da partida baixou e houve maior circulação de bola, em detrimento de pontos marcados e o FC Porto conseguiu "descolar" no marcador, alcançando maior vantagem (35-24).
O conjunto portista manteve os níveis de eficácia e beneficiou de algum desacerto ofensivo que caracterizou a formação às ordens de João Freitas, que esteve mais desinspirada no capítulo da concretização.
No terceiro período, que terminou com o marcador a 55-44, o CAB não conseguiu recuperar, apesar de se ter destacado nos lançamentos de três pontos, já a equipa de Moncho Lopez aproveitou para ir somando pontos nos lances livres.
No período decisivo, o FC Porto procurou "segurar" a partida e mostrou-se mais dominador, melhorando a eficácia, enquanto o CAB não foi capaz de dar resposta à supremacia dos "dragões", que venceram por 76-62.
Jogo realizado no pavilhão municipal de Vagos.
F. C. Porto (76): Reginald Jackson (6), Carlos Andrade (11), Gregory Stempin (20), Miguel Miranda (16) e João Santos (5). Jogaram ainda: Diogo Correia (5), Miguewl Cardoso (1), José Costa (8), Nuno Marçal, André Boavida, David Gomes (2) e Antony Hill (2).
CAB Madeira (62): Austin Kenon (13), Shawn Jackson (11), Jaime Silva (15), Jorge Coelho (7) e Jarvis Gunter (6). Jogaram ainda: Jorge Freitas, Mário Fernandes (8), João Ferreirinho, Barry Shetzer (2).
Árbitros: Fernando Rocha, Nuno Monteiro e Pedro Maia. Marcha do marcador: 20-15 (primeiro período), 35-24 (intervalo), 55-44 (terceiro período), 76-62 (resultado final).