
António Simões/Global Imagens
A selecção portuguesa de futebol garante o apuramento para a fase final do Euro2012 com a conquista de quatro pontos nos dois últimos jogos, mas só o triunfo sobre a Islândia pode ser suficiente.
Caso vença sexta-feira, no Estádio do Dragão, os islandeses e empate terça-feira na Dinamarca, Portugal assegura o primeiro lugar do Grupo H, mas o apuramento directo é possível com um desaire em Copenhaga.
Para a fase final, qualificam-se directamente os vencedores dos nove grupos, mais o melhor segundo, estatuto que Portugal pode conseguir, como em 2000, se bater a Islândia e somar três aos actuais 13 pontos.
Como a equipa lusa está num agrupamento de cinco equipas, todos os pontos entram nas contas para o "rei" dos segundos e 16 podem ser suficientes, até porque Portugal lhes acresce uma diferença de golos claramente positiva (15-7).
Em termos teóricos, várias selecções podem igualar ou superar o registo luso, mas, na prática, a Suécia parece ser a única formação que coloca em risco a passagem de Portugal, em caso de derrota na Dinamarca.
Os suecos somam 12 pontos no Grupo E, nas contas para o melhor segundo (retiram-se os resultados com o sexto classificado nos grupos de seis equipas), e podem atingir os 18, mas, para isso, têm de ganhar na Finlândia e na recepção à 100 por cento vitoriosa Holanda.
No mesmo agrupamento, os holandeses, já apurados, também podem ainda acabar como segundos, com 18 pontos - nas contas para os segundos -, mas isso passava por perderem na recepção à Moldova e na Suécia.
Os 17 pontos estão, por seu lado, ao alcance de três selecções, mas seriam precisos resultados muito estranhos, nomeadamente para, no Grupo A, a Turquia alcançar esta marca.
Os turcos teriam de ganhar os seus dois jogos, a recepção à 100 por cento vitoriosa Alemanha e no Azerbaijão, o Cazaquistão vencer na Bélgica e em casa com a Áustria e os azeris não superarem em casa os austríacos.
No Grupo B, a Rússia também pode chegar aos 17, mas só, entre outras coisas, se conseguir a imensa "proeza" de não ganhar em casa a Andorra.
Finalmente, a Inglaterra é a outra possível candidata a fechar o seu grupo, o G, no segundo lugar, com 17 pontos, mas só se perder no Montenegro e se os ex-jugoslavos, em seguida, ganharem na Suíça.
Aos mesmos 16 pontos de Portugal, e sem tantas contas "impossíveis", podem chegar mais selecções, mas todas têm, para já, uma diferença de golos inferior.
A Croácia (10-4), que visita a Grécia e recebe a Letónia, é a que está mais próxima, seguida da República Checa (8-5), anfitriã da Espanha e visitante da Lituânia, e da Grécia (6-3), de Fernando Santos, que viaja à Geórgia após receber os croatas.
