O plantel principal do F. C. Porto conta com uma série de jogadores saídos da chamada geração de ouro que conquistou a Youth League, em 2019, mas os adeptos dos dragões podem contar com novos valores seguros nos próximos anos, bem capazes de seguir o trilho do êxito recente de Diogo Costa, João Mário, Vitinha, Fábio Vieira ou Francisco Conceição na primeira equipa.
Corpo do artigo
Na formação portista, há talento a transbordar e, entre os muitos jovens de qualidade que o clube tem a jogar nas equipas de sub-15, sub-17 e sub-19, o JN apresenta-lhe oito nomes com condições para serem as estrelas do futuro. Decore-os bem porque, a médio prazo, poderão ser eles a fazer as manchetes e a alegria de uma massa associativa que sempre demonstrou grande carinho por quem é formado dentro de casa.
Sub-19
Diogo Abreu
Idade: 19 anos
Posição: Médio
Jogos: 19
Golos: 9
Natural de Paços de Ferreira, Diogo Abreu deu os primeiros toques no clube pacense, mas depressa rumou à Invicta para jogar nos sub-10. Quase dez anos depois, é uma das figuras dos sub-19 portistas, já com minutos na equipa B dos dragões. Trata-se de um médio puro, que se destaca pela capacidade de passe e visão de jogo. Especialista em lances de bola parada, tem apetência pela baliza adversária, como provam os nove golos que já marcou na temporada em curso.
David Vinhas
Idade: 18 anos
Posição: Central
Jogos: 23
Golos: 3
Os primeiros anos da formação de David Vinhas foram feitos no Freamunde e no Vitória de Guimarães, antes da chegada ao F. C. Porto, para o escalão de sub-15. Ao longo dos anos, ganhou uma estampa física impressionante para um central e do alto do seu 1,90 metros domina o jogo aéreo, sem deixar de ser um defesa rápido, capaz de controlar a profundidade, e de ser agressivo nos duelos. É titular indiscutível e um dos líderes naturais dos sub-19 azuis e brancos.
Umaro Candé
Idade: 17 anos
Posição: Extremo
Jogos: 18
Golos: 4
Nascido na Guiné-Bissau, Candé chegou a Portugal para tentar a sorte no Benfica, mas rapidamente se mudou para a Invicta. A quinta época na formação do F. C. Porto está a confirmar o que se esperava de um extremo rápido e criativo, com uma capacidade de drible desconcertante. Na recente campanha dos sub-19 portistas na Youth League, atraiu atenções e viveu um momento alto em novembro, quando recebeu o Dragão de Ouro na categoria de Atleta Jovem do Ano.
Sub-17
Afonso Leite
Idade: 16 anos
Posição: Extremo
Jogos: 14
Golos: 3
Foi na Oliveirense que Afonso Leite começou a jogar, mas é o F. C. Porto que representa desde os sub-7. Trata-se de um extremo veloz e imprevisível, capaz de criar dores de cabeça a qualquer lateral que lhe apareça pela frente. Destaca-se também por ter o chamado faro de golo, conforme mostrou ao serviço dos sub-15 portistas, ao marcar 14 vezes em 20 jogos. Nos sub-17, escalão em que agora alinha, volta a brilhar, com exibições plenas de criatividade e já com três golos.
Gil Martins
Idade: 15 anos
Posição: Médio/ala
Jogos: 15
Golos: 7
Da Sanjoanense e do Estarreja para a Dragon Force e para a formação portista, assim está a ser a aventura de Gil Martins, que, aos 15 anos, já joga nos sub-17 do F. C. Porto. Técnica, velocidade, criatividade e queda para o golo são as principais caraterísticas deste médio ofensivo, que pode facilmente ser utilizado numa ala. Na equipa de sub-17, tem sido um dos principais destaques e os números desta época não mentem: em 14 jogos, soma sete golos marcados.
Martim Fernandes
Idade: 15 anos
Posição: Lateral-direito
Jogos: 21
Golos: 0
Também com 15 anos, Martim Fernandes, nascido em Valongo, começou no clube local, onde chegou a jogar hóquei, e é uma das grandes esperanças da formação portista, ao ponto de já estar nos sub-19. Em setembro, tornou-se o jogador mais jovem de sempre a participar na Youth League. É o protótipo do lateral moderno, rápido a subir e a descer o flanco, com enorme apetência ofensiva, mas sem perder a capacidade de defender e de marcar o opositor direto.
Sub-15
Leo Fajardo
Idade: 14 anos
Posição: Avançado
Jogos: 13
Golos: 19
Foi no Sporting que Leo Fajardo despertou para o futebol, mas a caminhada no clube de Alvalade foi curta. Depois de três boas épocas no Linda-a-Velha, este avançado de grande capacidade física rumou à formação do F. C. Porto e está a explodir na temporada em curso, com 19 golos marcados em apenas 13 jogos ao serviço da equipa de sub-15 dos dragões. A habilidade para finalizar, tanto com os pés como com a cabeça, está a atrair a atenção dos responsáveis portistas.
Rodrigo Mora
Idade: 14 anos
Posição: Médio/Ala
Jogos: 12
Golos: 14
Eis uma das mais recentes pérolas da formação portista, onde chegou com apenas nove anos, depois de ter jogado no Custóias. Com grande capacidade técnica e desenvoltura no um contra um, trata-se de um médio que descai frequentemente para a ala esquerda, setor do terreno que lhe permite continuar a desequilibrar as defesas adversárias. Com um estilo "à Porto", muito competitivo, Rodrigo Mora está a destacar-se nos sub-15 e já marcou 14 golos em 12 jogos.