Sérgio Conceição vai cumprir 15 dias de suspensão, devido às críticas contra a arbitragem do jogo da época passada em Moreira de Cónegos (1-1), e falha a visita ao terreno da Belenenses SAD, domingo no Estádio do Jamor, e a receção ao Famalicão. A equipa será orientada pelo adjunto Vítor Bruno, que venceu todos os jogos em que substituiu o chefe de equipa no banco de suplentes.
Corpo do artigo
O empate frente ao Moreirense, em abril de 2021, motivou fortes críticas por parte dos responsáveis portistas à arbitragem de Hugo Miguel, com o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol a punir Conceição com 21 dias de suspensão e uma multa de 10 mil euros. Na altura, o F. C. Porto apresentou uma providência cautelar no Tribunal Arbitral do Desporto e o castigo seria suspenso a 5 de maio, o que permitiu a presença no clássico com o Benfica, jogado no dia seguinte.
Conceição cumpriu, portanto, apenas seis dias de suspensão, pelo que, agora, terá de ficar mais duas semanas de castigo, o que significa que falha os dois próximos jogos dos dragões. Em causa estão as partidas das 18.ª e 19.ª jornadas da Liga - as primeiras da segunda volta do campeonato -, em que o F. C. Porto vai procurar dar seguimento às 12 vitórias consecutivas que acumula nas competições nacionais. E, se o histórico vale para alguma coisa, os adeptos portistas não têm razões para estarem preocupados.
Sete em sete de Vítor Bruno
Não será a primeira vez que Vítor Bruno assume o papel principal no banco de suplentes e o adjunto tem uma taxa de sucesso perfeita. A primeira vez que substituiu Sérgio Conceição - sempre por castigo -, foi na época 2018/19, num triunfo por 2-0 sobre o Boavista.
No arranque da temporada seguinte, na primeira mão da pré-eliminatória da Liga dos Campeões, foi Vítor Bruno que orientou a equipa na vitória frente ao Krasnodar (1-0), na Rússia, enquanto em 2020/21, somou triunfos frente a Portimonense (3-1) e Famalicão (3-2). Já esta época, o braço direito de Conceição festejou frente a Rio Ave (Taça da Liga, 1-0), Vizela (Liga, 4-0) e Benfica (Taça de Portugal, 3-0). São sete triunfos em sete jogos e resta saber se chega à oitava e à nona.