A Associação Europeia de Clubes reuniu 1,3 milhões de euros na iniciativa promovida pelo F. C. Porto de apoio aos refugiados e a verba será canalizada agora à UNICEF e Save the Cildren.
Corpo do artigo
"Esta iniciativa foi desencadeada pelo F. C. Porto, que contribuiu com 46 200 euros para esta causa, um euro por cada espectador no jogo com o Chelsea que se disputou no Estádio do Dragão [Liga dos Campeões]", refere o F. C. Porto na sua newsletter diária.
O presidente do F. C. Porto, Pinto da Costa, tinha enviado uma carta à UEFA a 4 de setembro, anunciando que o clube iria doar um euro por cada bilhete vendido no jogo 'caseiro' da segunda jornada da 'Champions' frente ao Chelsea, convidando os restantes emblemas a ajudar os migrantes.
Dois dias depois de esta missiva de Pinto da Costa, a ECA, por intermédio do seu presidente, o alemão Karl-Heinz Rummenigge, anunciou que todos os clubes participantes na Liga dos Campeões e na Liga Europa iam doar um euro por cada bilhete vendido no seu primeiro jogo 'europeu' em casa.
Rummenigge acrescentou na altura que esta tinha sido uma resposta unânime ao convite lançado pelo F. C. Porto.
Integram a ECA cinco clubes portugueses: Benfica, F. C. Porto (que disputam a Liga dos Campeões), Sporting, Sporting de Braga (ambos na Liga Europa) e Marítimo (fora das competições europeias esta época).