O F. C. Porto procura, na terça-feira, somar o segundo triunfo na Liga dos Campeões de futebol e dar um passo rumo aos oitavos de final, enquanto Benfica e Sporting tentam corrigir os deslizes iniciais.
Corpo do artigo
Depois da histórica goleada na estreia no Grupo H, frente ao BATE Borisov, por 6-0, o seu melhor resultado de sempre na prova, os "dragões" têm um dos mais difíceis testes, na visita ao Shakhtar Donetsk, que perdeu apenas dois dos 13 encontros disputados em casa na "Champions".
Contudo, o conflito na Ucrânia faz com que o Shakthar, que empatou a zero no terreno do Athletic de Bilbau, tenha de jogar em Lviv, a mais de 1.200 quilómetros do seu estádio, algo que pode jogar a favor do FC Porto, que venceu na última deslocação a Donetsk, por 2-0, em 2011.
O Benfica, campeão nacional e líder da I Liga, teve uma estreia amarga no Grupo C, ao perder em casa com o Zenit, por 2-0. Na quarta-feira, vai tentar redimir-se no terreno do Bayer Leverkusen, onde tem conseguido bons resultados.
Tal como os "encarnados", os alemães também perderam na estreia, no Mónaco, de Leonardo Jardim, com o único golo da partida a ser marcado por João Moutinho.
Em 2011, os "encarnados" venceram em Leverkusen, por 1-0, no segundo encontro entre as duas equipas, depois do épico 4-4 que qualificou o Benfica para as meias-finais da Taça das Taças de 1994.
O Sporting deixou escapar nos últimos segundos a vitória em Maribor (1-1), na primeira jornada do Grupo G, e recebe agora na terça-feira o Chelsea, de José Mourinho, que consentiu resultado igual na receção ao Schalke 04.
Depois da igualdade em casa do adversário teoricamente mais fácil e na sequência do empate com o F. C. Porto (1-1) no "clássico" de sexta-feira, o Sporting tem agora um duro teste frente aos "blues", com quem nunca jogaram.
O registo caseiro dos "leões" frente a equipas inglesas é bastante positivo. Em nove jogos, apenas perdeu uma vez, frente ao Manchester United, em 2007, numa "traição" de Cristiano Ronaldo, mas o Chelsea também só perdeu uma vez em solo luso, que pisou em quatro ocasiões.
Depois de golear o Basileia (5-1), o Real Madrid tem uma viagem até à Bulgária, para defrontar o Ludogorets, com Cristiano Ronaldo a ter oportunidade de se aproximar um pouco mais de Raul como melhor marcador da história das taças europeias, sendo que o espanhol tem mais cinco golos.
O Atlético de Madrid, vice-campeão europeu, recebe a Juventus, num dos jogos "grandes" da ronda, a par do encontro entre o Paris Saint-Germain e o FC Barcelona.
Na Liga Europa, Estoril-Praia e Nacional entraram com o pé esquerdo e buscam na quinta-feira os primeiros pontos na competição.
Os "canarinhos" perderam pela margem mínima em casa do PSV Eindhoven (1-0) e recebem agora os gregos do Panathinaikos, que apenas perderam uma vez nas três deslocações a Portugal, onde jogaram sempre com o FC Porto.
Depois de afastar os suecos Elfsborg e IFK Gotemburgo nas rondas preliminares, o Rio Ave, que foi batido em casa pelo Dínamo de Kiev, por 3-0, viaja pela terceira vez esta temporada a países nórdicos, desta feita à Dinamarca, para jogar com o Aalborg, que também perdeu na ronda inaugural.
Os vila-condenses, a estrearem-se na fase de grupos de uma competição europeia, querem alcançar os primeiros pontos, frente a um conjunto que apenas recebeu uma vez uma equipa lusa, em 1995, quando empatou a dois golos com o F. C. Porto.