No primeiro dia da pré-época, o F. C. Porto apresentou-se no Olival com 24 jogadores, entre os quais 11 que não faziam parte do plantel da época passada. Julen Lopetegui não pôde contar com nove "mundialistas".
Corpo do artigo
No início da aventura ao leme dos dragões, a estreia do treinador espanhol ficou marcada por outras novidades, entre as quais o regresso do central Rolando, que na época passada jogou por empréstimo no Inter. O primeiro treino também contou com quatro jogadores contratados a outros clubes: o guarda-redes Ricardo (ex-Académica), o médio Evandro (ex-Estoril), o extremo Sami (ex-Marítimo) e o médio-ofensivo Óliver (ex-Atlético de Madrid).
Sem Helton, que ainda recupera de lesão, Lopetegui teve igualmente ao dispor quatro atletas que na época passada jogaram pela equipa B (o avançado Gonçalo Paciência, o médio Mikel, o extremo Kayembé e o lateral Vitor Garcia) e mais dois que tinham sido apresentados na terça-feira passada na formação secundária: o central Lichnovsky e o lateral Ruben Neves.
Depois de terminarem a participação no Mundial, os mexicanos Reyes e Herrera, o português Varela, o argelino Ghilas e o ganês Opare (ex-Standard Liège) gozam agora um periodo de férias, ao passo que o francês Mangala, o belga Defour e os colombianos Quintero e Jackson ainda estão ao serviço das respetivas seleções no Brasil.
Do plantel que acabou a época passada, sem contar com Fernando, transferido para o Manchester City, transitam, para já, Helton, Fabiano, Kadú (guarda-redes), Danilo, Alex Sandro, Abdoulaye, Maicon (defesas), Josué, Carlos Eduardo (médios), Quaresma, Ricardo, Kelvin e Licá (avançados), para além dos referidos "mundialistas".