
Borja Sainz festeja com Samu o brilhante golo que marcou em Alverca
Foto: Mário Vasa
O F. C. Porto continua firme na liderança do campeonato, após festejar, esta segunda-feira, a 14.ª vitória em 15 jornadas da Liga. O sucesso em Alverca, por 3-0, teve um protagonista especial, com Borja Sainz a assinar dois dos golos azuis e brancos, sendo que o segundo da conta pessoal do espanhol foi uma autêntica obra de arte.
Os dragões entraram, como habitualmente, muito pressionantes no Ribatejo e só precisaram de dois minutos para criar perigo, com um grande passe de Froholdt a lançar Rodrigo Mora, que atirou por cima. Com o controlo quase absoluto do meio-campo, apesar das tentativas de sair a jogar do Alverca, o F. C. Porto festejou um golo de Borja Sainz, mas o lance foi anulado por fora de jogo.
Apenas três minutos depois, aos 29, o espanhol marcou mesmo, de cabeça, após um excelente cruzamento de primeira de Rodrigo Mora. Em vantagem, a equipa de Francesco Farioli baixou o ritmo e, sobretudo, a pressão e quase pagava bem caro por isso.
O disparo de Marezi, após centro de Lincoln, parecia destinado ao empate, mas Diogo Costa assinou uma defesa do outro mundo, com o internacional português a voltar a brilhar de imediato, negando, com coragem, a intenção de Nabil.
A reação do Alverca perdeu-se ao intervalo e foi André Gomes que teve de se aplicar para travar Samu, sendo que o guarda-redes pouco mais poderia ter feito ao minuto 57: ainda defendeu o remate de Pepê, mas a bola sobrou para a recarga vitoriosa de Alan Varela.
O momento da noite e, provavelmente, um dos melhores golos da jornada estava reservado para o minuto 69: Gabri Veiga, que tinha entrado para o lugar de Rodrigo Mora, tocou para o remate, de primeira e em arco, de Borja Sainz, que só parou no ângulo da baliza do Alverca.

