O F. C. Porto venceu a Roma por 3-1, esta quarta-feira, e apurou-se para os quartos de final da Liga dos Campeões
Corpo do artigo
Noite cheia no Dragão e passaporte garantido para os quartos de final da prova milionária. É a oitava vez que os dragões chegam a esta fase da competição, sexta no atual formato, pois em 1992/93 e 1993/94 existiam duas fases de grupos, tendo o F. C. Porto ficado entre as oito melhores equipas. Aliás, em 93/94, chegou mesmo às meias-finais, sendo afastado pelo Barcelona.
Ora, no atual modelo, a equipa portista abriu a porta dos quartos em 1996/97, numa eliminatória perdida com o Manchester United (4-0 em Old Trafford e 0-0 no antigo Estádio das Antas). Três anos volvidos, o dragão chegou-se à frente e caiu nos quartos numa batalha com o Bayern Munique, que sorriu aos bávaros, por diferença de um golo (2-1 na Alemanha e 1-1 na Invicta).
Na epopeia de 2003/04, que acabou com a equipa liderada por Mourinho a erguer o troféu em Gelsenkirchen, o Lyon foi o adversário e o F. C. Porto ganhou a eliminatória com um triunfo em casa, por 2-0, e uma igualdade, 2-2, no território francês.
Em 2008/09, a caminhada foi interrompida aos pés do Manchester United, de Ronaldo, que silenciou o Dragão com um dos melhores golos da carreira, num tiro de fora da área. O empate (2-2) na primeira mão foi assim insuficiente face à derrota (0-1) em casa.
A última vez que o dragão chegou a esta fase foi há quatro anos, sob o comando de Lopetegui. O duelo até começou com um triunfo, 3-1, na receção ao Bayern Munique, mas depois acabou com uma noite de terror, na casa germânica, e uma goleada de 6-1. Este dragão, de Sérgio Conceição, que na antevisão disse que queria ganhar mas sem pressa, entra agora nessa restrita galeria e, naturalmente, tem o sonho de ameaçar o domínio dos gigantes da Europa.
Esperar no sofá
Cumprida a missão, o F. C. Porto aguarda agora pelo adversário que irá conhecer no sorteio do próximo dia 15. Nesta altura, já há mais três equipas qualificadas - Ajax, Tottenham e Manchester United -, mas no caminho dos dragões também vão estar os vencedores das restantes eliminatórias: Lyon-Barcelona, Liverpool-Bayern, Atl. Madrid-Juventus e Schalke 04-Man. City. Alguém arrisca um palpite?