Canal de informação terá novos programas e apresentadores. Mudanças na grelha televisiva também vão abranger a RTP1.
Corpo do artigo
A RTP prepara-se para avançar com uma pequena revolução na estratégia de informação, o que, entre outros reflexos, terá um impacto no canal exclusivamente dedicado às notícias, a RTP3, que vai mudar de nome e sofrer uma remodelação profunda. Segundo o JN apurou, as mudanças implementadas na RTP3 pelo novo diretor de Informação, Vítor Gonçalves, "serão profundas e anunciadas no início do próximo mês de outubro". O renovado canal de informação terá um novo nome (ainda não revelado), uma nova linha gráfica e cenários iguais no Porto e em Lisboa. Haverá ainda novos programas, apresentadores, coordenadores e comentadores. Entre outras, haverá uma rubrica destinada ao "fact-cheking", mais vocacionada para as redes sociais e com o intuito de dotar os espectadores de ferramentas para a literacia mediática.
Informação regional
As mudanças, que já foram comunicadas à Redação, vão abranger também o principal canal do serviço público de televisão. A nova grelha da RTP1 será apresentada nesta segunda-feira e confirmado o fim da ligação do canal a Dina Aguiar, ao fim de 20 anos de presença da figura emblemática da RTP no grande ecrã, e o término do programa por ela apresentado, o "Portugal em direto", o que acontecerá a 10 de outubro, coincidindo com o seu vigésimo aniversário. Para o substituir, e ao que apurámos, será criado um novo programa de informação regional, que será descentralizado para o Porto. Este manterá a sua matriz regional e terá como palco um novo estúdio.
Entre outras novidades, haverá ainda um programa dedicado à língua portuguesa, apresentado pelo investigador Marco Neves. Na nova grelha da RTP1, acabam ainda os comentários políticos ao domingo no Telejornal, sendo esse espaço substituído por médias reportagens.
Dina Aguiar: homenagem e adeus ao fim de 20 anos
Após ter sido dispensada da RTP, ao fim de 20 anos em antena como apresentadora do programa "Portugal em direto", Dina Aguiar vai ser homenageada a 9 de outubro, dia que marcará a sua despedida da empresa e o fim do programa. Há 47 anos na RTP, a apresentadora foi durante 20 anos o rosto do "Portugal em direto", um programa com uma matriz regional muito forte. Para marcar a sua despedida do canal público, Dina Aguiar será a protagonista do programa "Primeira pessoa", apresentado por Fátima Campos Ferreira.