Equipa B do Salgueiros serve como palco de evolução aos jovens. Grande parte dos jogadores são estudantes
Corpo do artigo
A necessidade de criar um patamar de transição para o futebol sénior esteve na base da criação do Sport Comércio e Salgueiros B, esta temporada, que tem como objetivo oferecer aos jovens a possibilidade de evoluir num espaço competitivo sénior, sempre com a mira apontada à equipa principal, que compete no Campeonato de Portugal.
Este projeto nasceu há três anos e começou pela inscrição no campeonato sub-23 da A. F. Porto, mas rapidamente se percebeu que o nível competitivo era demasiado curto para as ambições destes jovens, que se estreiam na 2.ª Divisão Distrital (série 1). Embora no campo sejam trabalhadores, só um atleta no plantel tem profissão, sendo que o resto são estudantes. "A média de idades da equipa é de 20 anos e só seis é que não jogaram na nossa formação. Conheço estes miúdos há algum tempo e é como se fossem meus filhos", começa por explicar Fernando Rodrigues, vice-presidente do Salgueiros e o mentor deste projeto.
Quando se fala no "Velho Salgueiral" uma das primeiras expressões que ocorre é a famosa "mística salgueirista". Algo difícil de explicar, mas que o dirigente responsável pela equipa B faz questão de transmitir aos jogadores. "Não temos equipamento de treino. Eles usam antigas camisolas de jogo para perceberem que todos os momentos são importantes", conta Fernando Rodrigues, revelando ainda que faz questão de apresentar a sede do clube aos novos atletas para dar a conhecer a história do emblema portuense.
A juventude, própria de uma equipa secundária, não é um entrave aos objetivos do treinador, Mário Ferreira, que vê a promoção dos jogadores para a equipa A como um motivo de orgulho. "A equipa B serve para dar apoio à principal. Acima de tudo, queremos jogadores inteligentes, que valorizem a oportunidade que têm", diz o técnico.
Ecletismo americano
"O Salgueiros não é só futebol", assume Fernando Rodrigues, como forma de introduzir a abordagem às modalidades. De momento as principais são o futebol americano e o basebol, mas também há atletismo e os eSports (que de momento só abrangem o jogo FIFA). De futuro, o objetivo passa por criar secções de xadrez e ténis de mesa.