Farioli e as críticas de Varandas: "Ruído e poluição. Já vi bastante nos seis meses em Portugal"

Francesco Farioli fez a antevisão do duelo com o AVS
Foto: Miguel Pereira / Arquivo
O treinador do F. C. Porto, Francesco Farioli, respondeu, este domingo, a Frederico Varandas, presidente do Sporting, que o acusou de ser um paraquedista. O italiano reagiu com humor e até concordou com a sugestão do líder leonino, que pediu multas mais pesadas para quem fala da arbitragem, sugerindo que as mesmas tenham retroativos.
Farioli esteve no Centro de Treinos Jorge Costa, no Olival, para abordar a partida desta segunda-feira com o AVS, mas o tema principal acabou por ser a guerra de palavras instalada no futebol português, nomeadamente em torno da arbitragem. Depois de ter sido considerado um paraquedista por Varandas, Farioli reagiu com ironia.
"A metáfora sobre o paraquedas só me fez pensar no nosso fotógrafo, que vai experimentar. Do meu lado, tiro a minha adrenalina dos jogos, sou uma pessoa aborrecida e não jogo padel. O resto é ruído, poluição e nos seis meses em Portugal já vi bastante. Tenho todo o respeito pelas instituições, mas devo defender o meu clube e as pessoas que trabalham comigo", começou por dizer.
Sobre a sugestão de multas mais pesadas para quem criticar a arbitragem, a resposta foi simples: "Mas com retroativos? Têm de lhe perguntar", reagiu, sendo, depois, questionado sobre a declaração de Varandas que comparou o Benfica a Lewis Hamilton.
"Gosto de Fórmula 1, de ver as corridas, mas já há demasiadas coisas sobre este tema. Já dei a minha opinião sobre a situação da arbitragem. Basta ir ao Youtube para ver as minhas ideias e opinião, que não mudaram. Temos de analisar as coisas com a cabeça fria. O resto do ruído, comentários e metáforas têm de ficar de fora, porque amanhã temos um jogo muito importante. É nisso que temos de estar focados. Ainda temos trabalho para fazer no escritório. Talvez as polémicas não acabem, mas sou otimista e espero que quem manda encontre soluções para acabar com o ruído", pediu.
"Alguns jogadores perderam peso"
O F. C. Porto, líder do campeonato, defronta esta segunda-feira o lanterna-vermelha AVS, mas Farioli destaca que a classificação pode ser enganadora.
"Se olharmos para a tabela, as coisas deviam ser muito fáceis, mas a realidade é sempre diferente. Trocaram de treinador recentemente e escolheram alguém [João Henriques] com muita experiência. Analisámos o jogo que ele fez para encontrarmos padrões. Não podemos relaxar em nenhum jogo, temos de estar atentos e competitivos, depois de uma semana sem jogo, algo muito raro. Os jogadores chegaram com muita energia do Natal e temos de transportar isso para o campo", destacou Farioli, antes de abordar as miniférias de três dias que deu ao plantel.
"Alguns jogadores até chegaram com menos quilos, devem ter feito muita bicicleta. O último treino teve muita energia, isso não ganha jogos, mas deixa-nos mais perto. As folgas foram muito merecidas, eles portaram-se bem e divertiram-se com as famílias. O Gabri tornou-se pai no dia 25 e o momento de família foi muito bom. Agora, é dar tudo no jogo de amanhã e espero que o Dragão esteja cheio", referiu.
A semana também trouxe a notícia da renovação de Diogo Costa até 2030 e o técnico italiano não podia ter ficado mais satisfeito decisão: "A renovação é um grande passo para o clube e para a equipa. Não discutimos os guarda-redes a este nível e o Diogo tem crescido muito a nível de liderança, o seu carisma e a forma como usa a braçadeira são únicos. Temos uma grande relação, respeitamo-nos, gostamos muito um do outro e temos a mesma ambição".

