
Francesco Farioli e o F. C. Porto voltam à Taça de Portugal, desta vez para defrontar o Sintrense
Foto: Miguel Pereira
Treinador do F. C. Porto, Francesco Farioli, diz que a equipa não pode relaxar, num momento em que o calendário vai voltar a ser muito exigente. Bednarek e Froholdt não jogam com o Sintrense
Corpo do artigo
A propósito de uma pergunta sobre a gestão do plantel do F. C. Porto nos jogos da Taça de Portugal, que preferiu não fazer na eliminatória anterior com o Celoricense, utilizando na altura quase todos os habituais titulares de início, Francesco Farioli disse-se "sempre pronto" para as críticas, sem esclarecer se vai adotar a mesma estratégia na partida de sábado com o Sintrense.
Questionado sobre outras críticas, no caso relacionadas com algumas exibições menos conseguidas antes da paragem para as seleções, o técnico portista foi um pouco mais longe, com ironia à mistura. "Estamos num ambiente muito privado, o telefone não tem muita rede, a televisão não funciona muito bem. Temos de nos focar no que controlamos", afirmou.
"Somos muito bons na exigência que nos colocamos. Falo do staff técnico, mas também dos jogadores, liderados por um grande capitão, que todos os dias exige mais dele e dos colegas, tal como os outros jogadores que compõem o lote de capitães. Depois, em alguns momentos de alguns jogos não estivemos no nosso melhor, mas isso faz parte do futebol, sobretudo quando jogamos com intervalos de 72 horas. Faz parte da nossa evolução. Sabemos que o que temos de fazer é prolongado no tempo e muito exigente. Não podemos relaxar, mas pensar no que temos de fazer nos 30 a 32 jogos que ainda podemos jogar. Estamos focados nisso, em fazer melhor todos os dias", acrescentou.
Sobre a partida da Taça de Portugal, que desta vez será disputada no Dragão, Farioli assumiu que vai entregar de novo a baliza a Cláudio Ramos e que Bednarek e Froholdt não jogam. "Vai ser importante voltar a casa. É um bom momento para os adeptos nos apoiarem e para seguirmos em frente na Taça. Bednarek ainda está a recuperar. Froholdt veio da Dinamarca com algumas dores e vamos tentar que esteja apto a defrontar o Nice", disse, referindo-se ao jogo da próxima semana a contar para a Liga Europa.
O treinador do F. C. Porto revelou ainda que Luuk de Jong, recuperado de uma lesão que o afastou dos relvados durante dois meses e meio, faz parte dos planos para o duelo com a equipa de Sintra, que compete no quarto escalão (Campeonato de Portugal) e disse-se satisfeito com as "boas dores de cabeça" que terá, com três avançados disponíveis (Samu, De Jong e Deniz Gul).
"Sobre o Deniz, já me expressei de forma clara. É um jogador que tem feito um trabalho incrível. É muito rápido, bom finalizador, muito generoso, com excelentes características. Podemos confiar nele, mas também é bom ter o Luuk de volta. Estes são os bons problemas de um treinador. Vamos tentar tirar o máximo do seu potencial. Acredito que também pode jogar como extremo e que podemos atuar com dois avançados. Será um bom desafio encontrar a melhor solução para maximizar o rendimento dos três avançados".

