Farioli põe água na fervura: "Não nos tornámos todos loiros de olhos azuis e com 1,95 metros"
Treinador do F. C. Porto, Francesco Farioli, diz que a equipa tem de manter os pés na terra e continuar a merecer o entusiasmo dos adeptos.
Corpo do artigo
Na antevisão do jogo de sábado com o Nacional, Francesco Farioli foi questionado sobre a possibilidade de alguma euforia ter tomado conta da equipa do F. C. Porto, sobretudo após o triunfo sobre o Sporting, e a resposta foi clara.
"Temos de continuar com a mentalidade certa. Não há outro caminho. Gosto de dizer que é preciso fazer um 'teste de realidade'. Quando cheguei, lembro-me das sensações que havia, da linguagem corporal das pessoas. Em dois meses não nos tornámos todos loiros, de olhos azuis e com 1,95 metros. Não é essa a realidade. Os jogadores não eram tão maus na altura e não são assim tão bons agora. Estamos onde estamos e sabemos o que nos levou a esta situação", afirmou o técnico italiano.
"O entusiasmo dos adeptos é algo que temos de estimular. Penso que vamos jogar outra vez com o Dragão cheio e isso é um privilégio. Temos de merecer sempre esse tipo de apoio. Nem ponho a hipótese de baixarmos sequer 1% o nosso nível. É um desafio para todos, manter a calma, ter os pés na terra e continuar a trabalhar muito", acrescentou, numa conferência de imprensa em que recordou a boa exibição de Rodrigo Mora em Alvalade para dar um exemplo dos jogadores que têm de dar um passo em frente quando outros estão lesionados.
"Manter a intensidade é um desafio para todos, mas é definitivamente o que todos queremos. Exige esforço físico e mental. Tivemos um excelente exemplo no Rodrigo Mora [no jogo com o Sporting]. Gabri Veiga não estava a 100%, dei oportunidade ao Mora e ele fez uma fantástica exibição", disse, com palavras de elogio também para Froholdt, que ganhou três prémios da Liga referentes ao mês de agosto.
"O que me surpreendeu foi a rapidez com que se adaptou e o impacto que teve. Não o conhecia antes de chegar, foi dos primeiros jogadores que o presidente e a estrutura me apresentaram. Para ser sincero, o que tenho visto ao vivo é melhor do que os vídeos dele mostraram. É muito importante que se desenvolva como jogador. É um jogador de quem toda a equipa gosta, corre por dois ou três jogadores. Representa o espírito da equipa", sublinhou.
Sem garantir a recuperação de William Gomes para a partida com o Nacional, após a lesão sofrida esta semana, Farioli comentou ainda a contratação do defesa Jakub Kiwior, que poderá estrear-se já no sábado. "É um jogador que em Itália, quando estava no Spezia, também jogou como médio defensivo. Pode jogar a lateral, mas para mim a posição de raiz dele é de defesa central. Tem experiência e pode adaptar-se a várias posições. Está aqui para ajudar e vai jogar onde precisarmos"