Farioli responde aos críticos: "Há uns meses sofríamos golos de equipas egípcias e da MLS"

Francesco Farioli prepara o jogo com o Rangers
Foto: Lusa
Treinador do F. C. Porto, Francesco Farioli, assume a importância do jogo com o Rangers para evitar o play-off da Liga Europa. Diogo Costa está em dúvida por causa de uma gripe
O F. C. Porto está obrigado a ganhar na última jornada para ficar nos oito primeiros da Liga Europa e Francesco Farioli foi questionado, na antevisão da partida com o Rangers, sobre o menor rendimento da equipa azul e branca nos jogos desta prova, em comparação com os do campeonato.
"Dizer que estamos a fazer pior do que na Liga portuguesa é óbvio. Mas jogamos com a mesma força e a realidade é que não jogamos sozinhos. Ainda assim, com uma vitória na última jornada temos muitas hipóteses de ficar no top-8 e é preciso recordar de onde viemos. Ainda há uns meses estávamos a sofrer golos de equipas egípcias e da MLS, por isso temos de ver o crescimento que esta equipa teve", afirmou o técnico italiano, referindo-se aos jogos do Mundial de Clubes, nos quais, sob o comando de Martín Anselmi, o F. C. Porto perdeu com o Inter Miami (2-1) e empatou com o Al Ahly (4-4).
Sobre a facto de se poder considerar que os dragões estão a jogar atualmente de forma mais calculista do que no início da época, Farioli discordou. "Nunca percebi a ideia de que uma equipa que não sofre golos é uma equipa defensiva. A realidade é que somos uma equipa com grande capacidade de pressão e que cria muitas ocasiões. Depois, concedemos muito poucas oportunidades e temos um grande guarda-redes. Somos uma equipa que lidera nos vários momentos do jogo, com bola e sem bola, e temos melhorado muito em vários aspetos", afirmou, negando que a Liga Europa seja uma competição menos prioritária.
"Quando se treina o F. C. Porto, não há prioridades, só pensamos em ganhar o próximo jogo. Quem vai jogar amanhã serão os jogadores em melhores condições. Será um jogo muito importante para a gestão das próximas semanas. O nível de motivação está muito alto mas também vamos enfrentar um adversário complicado, que vem de oito vitórias seguidas", disse Farioli, que tem Diogo Costa em dúvida [não treinou esta quarta-feira devido a uma gripe].
"O facto de o Rangers já estar eliminado não muda em nada a nossa atitude. Temos de cair em cima do adversário, como é habitual. Como já disse, espero uma equipa agressiva e competitiva que nos quer tirar pontos", acrescentou, revelando que teve contactos com o Rangers no passado: "Sim, isso aconteceu. É um grande clube, que tem muita tradição no Reino Unido, mas a vida levou-me para outros grandes projetos e estou muito feliz onde estou, sendo que ainda há pouco tempo renovei o meu contrato [com o F. C. Porto]. A minha família está muito feliz aqui e neste momento só tenho a cabeça no Porto".

