Farioli: "Trouxe vinho para o treinador do Utrecht. Espero que o beba antes do jogo"

O treinador do F. C. Porto, Francesco Farioli
Foto: AFP
O treinador do F. C. Porto, Francesco Farioli, fez a antevisão do duelo desta quinta-feira com o Utrecht, da quarta jornada da Liga Europa, e mostrou-se bem-disposto no regresso aos Países Baixos. Entre os elogios a um adversário frente ao qual nunca ganhou, enquanto técnico do Ajax, o italiano brincou com o facto de o rival ter afirmado que lhe ia oferecer um livro de filosofia, respondendo com "uma boa garrafa de vinho português".
"O Utrecht tem uma boa equipa, um treinador com muita experiencia. O jogo vai exigir muito esforço da nossa parte e competir na Europa é muito complicado. Temos de dar tudo no jogo de amanhã. Se olharmos para a tabela, podemos ter uma perspetiva errada de quem são. Na temporada passada, terminaram em quarto e competiram muito bem até ao fim. A estrutura é a mesma, tem jogadores muito interessantes e muita qualidade nos flancos. O ponta de lança também é de topo e o treinador tem muita experiência... Será um jogo que vai exigir muito de nós", resumiu Farioli.
Numa conferência de Imprensa dominada pelo regresso do agora técnico dos dragões aos Países Baixos, Farioli foi convidado a comentar o facto de o treinador do Utrecht não ter encontrado um livro de filosofia para lhe oferecer, tendo optado por uma garrafa de vinho, e a resposta arrancou gargalhas aos jornalistas: "A parte boa é que tivemos a mesma ideia e trouxe vinho para o treinador do Utrecht. Espero que o beba antes do jogo e que erre na tática. Pode ser que um bom vinho português nos ajude a vencer este jogo".
Anunciando que Zaidu vai ser titular na partida da quarta jornada da Liga Europa, Farioli garantiu que o grupo de trabalho está protegido da polémica que se seguiu ao F. C. Porto-Braga do passado domingo, mostrando estar totalmente ao lado da posição oficial dos dragões.
"A equipa está longe desse barulho e, para encerrar esse capítulo, ou pô-lo de lado, o comunicado do clube foi bastante claro e concordo com todas as palavras desse documento. Total confiança no presidente, na administração, que vão tratar deste assunto", referiu.
Depois do desafio europeu, o F. C. Porto enfrenta uma deslocação complicada a Famalicão, para o campeonato, mas a atenção está toda centrada na partida desta quinta-feira: ""Para nós, só nos interessa o jogo de amanhã. O duelo com o Braga foi muito exigente fisicamente e temos de ajustar algumas situações, mas vamos apresentar o melhor onze possível, porque queremos conquistar pontos aqui e continuar a somar para nos apurarmos o mais depressa possível".
A imprensa neerlandesa centrou-se, claro, no regresso do treinador aos Países Baixos e Farioli não escondeu a mágoa que tem por não ter conseguido ser campeão pelo Ajax: "O que me poderia deixar orgulhoso era ter dado o título ao Ajax, o que não aconteceu. Ficaram as boas memórias e isso vai ficar para sempre. Mantenho contacto com pessoas com quem trabalhei lá. O que penso do Ajax? A ligação ao clube e às pessoas não é um segredo, mas vejo os jogos como adepto, ao longe, e não é gentil comentar a situação em que estão. Acho que vou ver uns minutos do jogo desta noite, mas depois temos reunião sobre o jogo de amanhã e isso é que é importante", comentou.
