O FC Barcelona derrotou o Real Madrid, por 2-0, na primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões, com golos de Lionel Messi (76 e 87 minutos) no estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. Pepe e Mourinho foram expulsos.
Corpo do artigo
À semelhança dos dois anteriores encontros entre as duas equipas, a primeira parte acabou por ser bastante tácita, com o Real Madrid fechado no seu meio campo e a entregar o controlo de jogo ao FC Barcelona, que teve muitas dificuldades em ultrapassar a muralha "merengue".
Só David Villa, aos 11 minutos, e Xavi, aos 25, é que conseguiram criar algum perigo junto da baliza da Casillas.
O ambiente bem "quente" no relvado acabou por passar para os bancos de suplentes e, durante o intervalo, o guarda-redes suplente dos catalães, José Manuel Pinto, foi expulso depois de se desentender com Chendo, antigo jogador e actual delegado do Real Madrid, obrigado mesmo à intervenção policial.
Na segunda parte, o Real Madrid apareceu mais pressionante, com o avançado togolês Emmanuel Adebayor no lugar do germânico Ozil, mas a domínio continuou a ser do Barça, com uma posse de bola demolidora (72%).
O lance decisivo do encontro sucedeu aos 61 minutos, quando Pepe foi expulso por uma entrada mais agressiva sobre Daniel Alves. Com menos um jogador, e com o líder Mourinho fora do banco de suplentes por protestos, o Real Madrid não teve mais força para aguentar o rival da Catalunha.
Lionel Messi abriu o marcador aos 76 minutos, após bela assistência do holandês Afellay, que tinha entrado em campo minutos antes, e aos 87 assinou uma jogada que teve tanto de simples como de brilhante. O internacional argentino pegou na bola a cerca de 40 metros da baliza do Real Madrid, passou por meio mundo e, com naturalidade, bateu Casillas.
Para o jogo da segunda mão, na próxima terça-feira, os 'merengues' não vão poder contar com Pepe e Sérgio Ramos, que viu um cartão amarelo, nem com José Mourinho no 'banco', mas Ricardo Carvalho, impedido de alinhar na primeira mão por razões disciplinares, estará disponível para a partida de Camp Nou, em Barcelona.