Prolongar em Braga o recorde de jogos sem perder na Liga também pode dar ao F. C. Porto o 30.º campeonato.
Corpo do artigo
Vencer em Braga é meio caminho andado para o F. C. Porto conquistar o 30.º campeonato da sua história, o 23.º sob a presidência de Pinto da Costa, e simultaneamente ampliar para 59 o recorde de jogos consecutivos sem perder para a Liga.
A vitória do Benfica sobre o Sporting aumentou a vantagem da equipa de Sérgio Conceição para nove pontos, quando estão em disputa apenas 12, e reforçou a fé portista na celebração do título. O que pode acontecer findo o encontro na Cidade dos Arcebispos. Para tal, basta que os dragões consigam fazer em Braga um resultado que venha a ser melhor que o do Sporting, que visita o Boavista já depois de concluído o jogo na "pedreira", uma vez que os leões têm vantagem no confronto direto.
Se ambos fizerem o mesmo resultado nesta 31.ª jornada, ou se o F. C. Porto empatar em Braga e o Sporting vencer o Boavista, os dragões passarão a depender apenas de si para conquistarem o título na receção ao Vizela, na ronda seguinte. Cenário que só não se verificará se chegar a esse jogo apenas com mais seis pontos que os leões. Aí, para se sagrar campeão em pleno Dragão, o F. C. Porto volta a precisar de fazer um resultado melhor que o do Sporting na 32.ª jornada da Liga.
Com dois jogos fora e dois em casa, o F. C. Porto tem a primeira final pelo título fora de portas em Braga - a outra será na Luz, com o Benfica, na penúltima jornada -, num duelo sempre complicado, não obstante a vantagem portista no histórico recente. Nas últimas 10 visitas à pedreira para a Liga, o F. C. Porto regista seis triunfos, dois empates e apenas duas derrotas. Mas o equilíbrio tem sido a nota dominante desde que Sérgio Conceição está no banco portista. Em quatro jogos para a Liga, os dragões venceram os dois primeiros (0-1 e 2-3), perdendo o terceiro (2-1) e empatando (2-2) na época passada.
Se o F. C. Porto faz contas para o título, o Braga poderá selar o quarto lugar se fizer melhor resultado que o Gil Vicente nesta jornada.