
Vitinha distinguido como o melhor médio do Mundo
Foto: Globe Soccer Awards
Portugal foi a seleção do ano e Proença reforça, sem receios, ambição de conquista do Mundial. Vitinha, CR7, Jorge Mendes e Luís Campos premiados.
O mundo do futebol esteve representado no Dubai, num desfile exuberante de craques para a 16.ª edição dos Globe Soccer Awards. Num momento flamejante de protagonismo do futebol português, foi de arromba a festa lusa no Dubai, com subidas ao palco de Pedro Proença, arrecadando o prémio destinado à melhor seleção de 2025, fruto desse carimbo na Liga das Nações; de Jorge Mendes, vencedor tradicional na categoria de melhor agente, juntando-se o arraial nacional com Vitinha, melhor médio do ano, que se sentou ao lado de Iniesta; Luís Campos, melhor diretor desportivo de 2025, e, claro está, Cristiano Ronaldo.
Centro de atenções como nenhum outro, amado na Ásia pela sua carreira na Arábia Saudita, cabeça do sucesso de Portugal sem prazo de validade, como se atestam pelos 40 golos em 2025, CR7 foi eleito o melhor jogador do Médio Oriente, superando Mahrez, Al Dawsari e Benzema. Entrou mais tarde no auditório, apressando cumprimentos a Yamal, Jorge Mendes e Daniel Alves.
Jorge Mendes voltou a ser considerado o agente do ano (Foto: Globe Soccer Awards)
O brilhantismo na passadeira vermelha ao nível dos figurões portugueses só foi reservado a Yamal, melhor sub-23 do ano civil; Doué, jogador emergente de 2025, e Dembelé, triunfando no reino dos maiores, sucedendo a Vinícius Júnior.
O presidente da FPF, Pedro Proença, falou "de um ano excecional para o futebol português". "É um reconhecimento do trabalho que está a ser feito, que permite estes patamares de reconhecimento internacional. Somos um modelo na criação e potenciação de talento do jovem jogador, do treinador, dirigente, da organização", disse, não ignorando o sonho que prospera no país de chegar o título mundial em 2026. "Direi que Portugal tem de ter essa ambição. Não nos podemos esconder, porque o povo português merece essa ambição. Esta gala é a prova de que temos o melhor que há no futebol mundial. Temos de assumir sem receios que queremos ser campeões do Mundo. Somos verdadeiros favoritos, mas sabemos que é uma competição com especificidades próprias", registou Pedro Proença.
Uma ambição que se estende a Vitinha. O melhor médio do Mundo quer "ganhar tudo" com o PSG e Portugal. "É ganhar tudo o que estiver ao nosso alcance. Queremos muito que o Mundial chegue para provarmos que somos capazes. Vamos fazer de tudo para ganhar", vincou.
Pais de Diogo Jota e André Silva em palco
Num ano de glórias e sorrisos múltiplos, também muito se chorou pela morte de Diogo Jota e do irmão André Silva, que tocou o mundo do futebol. Os pais de Diogo Jota estiveram no Dubai e subiram ao palco para um tributo ao malogrado avançado. Jorge Mendes, emocionado, entregou-lhes a lembrança. Proença também enalteceu a sua memória.
