A próxima convocatória da selecção nacional, a ser conhecida no início de Outubro, vai ser realizada pelo próximo seleccionador. Gilberto Madail, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, acredita que o processo de contratação do novo treinador estará concluído em poucos dias.
Corpo do artigo
Paulo Bento, actualmente com 41 anos, desempregado desde Novembro, é o mais forte candidato a suceder a Carlos Queiroz. Tal como o JN anunciou em Julho, o antigo treinador do Sporting reúne a simpatia da maioria da Direcção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), incluindo Gilberto Madail.
Ontem, nenhum nome foi avançado na reunião do organismo federativo, limitando-se o presidente a dizer que as negociações com o técnico desejado iam avançar com celeridade. A SIC avançou que Paulo Bento tinha já sido contactado pessoalmente pela FPF.
No plano geral, o ponto mais forte do antigo internacional português é a disciplina, uma imagem de marca. Durante as épocas em que esteve no Sporting, dirigiu o plantel com "mão de ferro", não se coibindo a dar o peito às balas, mesmo as que diziam respeito à presidência do clube. Desportivamente, conquistou duas Supertaças e duas Taças de Portugal. Em quatro temporadas, foi sempre segundo classificado e conseguiu três apuramentos para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Face à era Queiroz, em que houve muitas disputas internas e externas, pode ser o nome ideal.
No plano negativo, encontra-se a sua parca experiência. Apenas treinou os leões, apesar dos razoáveis resultados. O esquema táctico, que instalou no Sporting, o inalterável tão falado 4x4x2 em losango, foi também motivo de fortes críticas. Sempre geridas com... tranquilidade.