<p>O médico pessoal de Felipe Massa disse hoje, terça-feira, que o piloto brasileiro está a ter uma recuperação "fantástica e maravilhosa" do grave acidente de sábado durante as qualificações para o GP da Hungria de Fórmula 1.</p>
Corpo do artigo
"Responde com coerência às perguntas que lhe são feitas e já coloca questões por sua própria iniciativa. É um sinal de recuperação fantástica e maravilhosa", explicou Dino Altman.
O clínico esclareceu o estado de saúde de Massa: "O traumatismo sofrido no crânio era ligeiro e moderado. A operação a que foi submetido visou apenas deslocar um osso que comprimia o cérebro. A cavidade ocular foi tocada, mas não o globo ocular nem o nervo óptico. Foi uma cirurgia simples e curta. A sua recuperação prossegue acima das expectativas, excelente".
"Qualquer consideração relativa à sua visão é pura especulação. O olho está fechado apenas devido ao edema e traumatismo. O seu estado de saúde melhora a cada hora", acrescentou.
Dino Altman garante que Felipe Massa está "capaz de comunicar em três linguas, em português, inglês e italiano, sabe qual é a sua esquerda e direita e já não tem problemas com a visão".
Os responsáveis do hospital de Budapeste também se revelam optimistas e o médico-chefe informou que "se continuar a melhorar a este ritmo, poderá sair do hospital pelo seu próprio pé de sete a 10 dias".
No entanto, Peter Bazso afastou cenários muito optimistas, lembrando que Felipe Massa, de 28 anos, está em estado "grave" e que é possível uma recaída.
Stefano Domenicali, director Ferrari, também visitou o piloto e referiu que a escuderia italiana, de momento, não tem intenções de o substituir: "Esperamos que volte ao seu carro após a sua recuperação".
Felipe Massa foi operado ao crânio após o seu grave acidente nas qualificações de sábado. Segunda-feira, o neurocirugião que o operou revelou que o olho esquerdo tinha sido danificado, mas que a extensão da ferida ainda não era conhecida.
Uma peça de amortecedor do Brawn GP do compatriota Rubens Barrichello embateu no seu capacete quando Massa rodava a mais de 250 quilómetros/hora, o que motivou o seu despiste e violento embate contra os pneus de protecção.