O antigo futebolista português Fernando Couto, ex-director desportivo do Sporting de Braga, foi a escolha mais cara entre os treinadores da nova Liga indiana de futebol, contratado pelo Howrah por cerca de 180 mil euros.
Corpo do artigo
Num leilão realizado esta segunda-feira para escolher os melhores jogadores e também treinadores do torneio, que apenas contará com cinco equipas, Fernando Couto foi "leiloado" para dirigir o Howrah, num investimento de 240 mil dólares (183 mil euros).
O nigeriano Samson Siasia será o treinador do Durgapor (160 mil euros), o islandês Teitur Thordarson do Barasat (152 000 euros), o inglês Peter Reid do Kolkata (152 mil euros) e o boliviano Marco Etcheverry do Siliguri (152 mil euros).
A ideia do torneio, que só deverá ter início no final de Fevereiro, surgiu por parte dos dirigentes do estado de Bengala Ocidental, copiando um modelo que já existe no críquete, a modalidade mais popular na Índia.
Os cinco clubes, de cinco cidades, jogarão entre si num campeonato a duas voltas (casa e fora), com os quatro primeiros a qualificaram-se para as meias-finais, num campeonato que tem como meta aumentar o interesse pelo futebol.
No leilão de hoje, realizado em Kolkata, a antiga estrela argentina Hernan Crespo foi o jogador mais bem cotado, sendo adquirido pelo Barasat por 640 mil euros, enquanto Fernando Couto terá na sua equipa o francês Robert Pires, de ascendência portuguesa.
Robert Pires jogará pelo Howrah, que no leilão de hoje viu o seu "passe" ser cifrado em 600 mil euros.
Entre os veteranos que jogarão este campeonato estão também o italiano Fabio Cannavaro (campeão mundial em 2006), o nigeriano Jay Jay Okocha ou o inglês Robbie Fowler.