As ondas de choque com a eliminação portuguesa nos quartos de final do Campeonato do Mundo, frente a Marrocos, continuam a fazer-se sentir, mas não abalam a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Segundo apurou o JN, não está prevista qualquer reunião entre o presidente da FPF, Fernando Gomes, e o selecionador nacional, Fernando Santos, mas sim uma reflexão de cada uma das partes, sendo de prever, para já, que o técnico cumpra o contrato até 2024.
Corpo do artigo
O terceiro e último mandato de Fernando Gomes à frente dos destinos da FPF também acaba daqui a dois anos, pelo que uma eventual mudança estaria limitada a esse período temporal, uma vez que o líder federativo não ofereceria uma contrato mais longo ao sucessor de Santos. A questão financeira também é relevante, uma vez que despedir a equipa técnica representaria uma indemnização a rondar os 3,75 milhões de euros, tal como o nosso jornal avançou ontem.
Campeão europeu em 2016 e vencedor da primeira edição da Liga das Nações (2019), o selecionador nacional viu-se envolvido nas polémicas relacionadas com a titularidade de Cristiano Ronaldo no Campeonato do Mundo que ainda decorre no Catar, e no qual levou a seleção à terceira melhor classificação de sempre. Certo é que a FPF já prepara a logística para o início da qualificação do Euro 2024, que arranca em março do próximo ano.
Fernando Santos tem condições para cumprir o contrato até 2024?
Manuel Machado, treinador de futebol: "Acho que sim. Não olho para a parte, olho para o todo e o todo de Fernando Santos está por cima de qualquer outro momento. Foi o único que ganhou dois títulos e o resultado no Mundial não é negativo. Até poderá haver outras razões para sair, mas não pelo desempenho desportivo"
Manuel José, treinador de futebol: "Tem mais um ano e meio de contrato e tem de o cumprir. É o treinador mais vitorioso na história da seleção. Perfeito ninguém é, comete erros como qualquer outro técnico, mas nestas alturas é muito fácil criticar. O Fernando Santos foi vítima do ambiente que se criou à volta da seleção nacional"