O Shakhtar Donetsk de Luís Castro falhou, esta quarta-feira, a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões, ao ser surpreendido em casa pela estreante Atalanta, em Karkiv.
Corpo do artigo
No jogo de 'tudo ou nada' do grupo C - O Manchester já tinha assegurada a outra vaga e venceu em Zagreb, como se esperava -, os ucranianos foram menos eficazes do que costumam ser e perderam por 3-0, deixando assim escapar um apuramento em que eram favoritos.
Derrotados em Bergamo por 2-1, os jogadores da Atalanta aproveitaram bem os deslizes do adversário para chegar a um resultado confortável, que iguala o registo conseguido pelo Manchester City na Ucrânia.
Mais eficiente fora do que em casa, o Shakhtar fica em terceiro no grupo, com seis pontos, menos um do que a Atalanta e oito do que o Manchester City, que hoje goleou em Zagreb por 4-1.
Depois dos três anos muito bem sucedidos de Paulo Fonseca, Luís Castro não se sai tão bem, apesar de não ter decididamente um balanço negativo na época, já que a nível interno é líder muito destacado.
Castagne, aos 66 minutos, Pasalic, aos 80, e Gosens, aos 90+4, fizeram os golos da Atalanta, com muitas culpas para a defesa anfitriã.
O golpe decisivo nas aspirações do campeão ucraniano, a quem o empate bastava, aconteceu aos 77 minutos, ainda com 0-1 no marcador, com a expulsão do brasileiro Dodô.
Em Zagreb, o City entrou já seguro do primeiro lugar e sem forçar a nota foi construindo a goleada, em que se destaca o 'hat-trick' de Gabriel de Jesus (34, 50 e 54).
O Dinamo de Zagreb, que ainda acreditou no apuramento, esteve em vantagem desde o minuto 10 (golo de Del Olmo), mas claudicou por completo na segunda parte, com o campeão inglês a fechar a vantagem com o golo de Foden, a passe de Bernardo Silva.
Além de Bernardo Silva, outro português esteve em campo pelo City - João Cancelo.
Com o desfecho do grupo C, já é certo que os oitavos de final da Liga dos Campeões só terá equipas dos 'cinco grandes' campeonatos, ou seja, Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França.