O Estoril venceu o Leixões, por 2-1, na jornada inaugural do Grupo D da fase de grupos da Taça da Liga. Vasco Seabra esteve em estreia no banco de suplentes dos canarinhos.
Corpo do artigo
Na jornada inaugural do Grupo D, a contar para a fase de grupos da Taça da Liga, o Leixões, clube que milita na segunda divisão, recebeu o Estoril, equipa do principal escalão do futebol português. Os matosinhenses entraram na máxima força, enquanto os estorilistas mudaram três dos habituais titulares.
Vasco Seabra, em estreia no banco de suplentes do Estoril, não podia pedir melhor arranque no jogo. Aos três minutos, uma triangulação no meio-campo leixonense, entre Cassiano e Heriberto Tavares, isola o avançado brasileiro na cara de Ricardo Ribeiro, guardião da equipa do Mar, que aproveitou para fazer o primeiro da partida.
Contudo, apesar do início comprometedor, aos oito minutos, os bebés do Mar assumiram a responsabilidade e, perante os seus adeptos, na sequência de uma bola parada, Léo Bolgado cabeceou para estabelecer o empate.
De um lado, a equipa do Estoril pressionava no miolo adversário à procura do erro da defesa leixonense. Do outro, o Leixões fazia-se valer da velocidade na frente para sair em ataques rápidos. De facto, numa jogada protagonizada por Avto e Paulité, depois de já ter visto um golo negado pelo poste, aos 18 minutos, o extremo português rematou com força e viu Carné fazer uma grande defesa.
A toada do jogo, de parada e resposta, mudou completamente quando Wakaso, médio mais defensivo da equipa da casa, teve uma entrada dura sobre Mateus Fernandes, médio adversário. Aos 38 minutos, a equipa da casa ficou reduzida a 10 jogadores, por expulsão de Wakaso. Apesar desta contrariedade, o empate a uma bola perdurou à ida para o intervalo.
Na segunda parte, e com mais uma unidade em campo, depois de já ter ameaçado, o Estoril chegou à vantagem, aos 62 minutos, com um grande remate de Heriberto Tavares. À entrada da área, o avançado disparou ao ângulo superior da baliza defendida por Ricardo Ribeiro. Apesar dos esforços dos bebés do Mar, que estiveram perto do empate nos minutos finais, a diferença mínima não se desfez.
No próximo jogo do grupo, o Estoril medirá forças com o F. C. Porto, num jogo agendado para as 18 horas do dia 6 de dezembro.