Associação de Moradores da Granja é uma das referências no desenvolvimento de jovens futsalistas.
Corpo do artigo
Os sorrisos nos rostos e o ar de felicidade dos jovens futsalistas são o espelho fiel do bom ambiente que se vive na Associação de Moradores da Granja, na Maia. Um clube em que a formação é a principal aposta e que se tornou numa referência na A. F. Porto. Não só dentro de campo, em que tem conseguido resultados interessantes, como fora da quadra, onde o comportamento escolar e social são tidos como prioridades. E nesse sentido, tem somado vitórias atrás de vitórias.
Com 85 atletas na formação, a Granja tem na logística a principal dificuldade. O clube divide-se em dois pavilhões - no início da época eram quatro - e perde alguma dinâmica, sobretudo no recrutamento de novos talentos. Nada, porém, que o impeça de fazer muito com parcos recursos. Tudo na base do melhor combustível para quem anda no desporto: o amor à camisola.
"Tem de ser assim, não há outra hipótese. Temos treinadores formados em todos os escalões, mas sempre na base da carolice. No entanto, isso não nos impede de fazer as coisas com gosto e de nos termos tornado na melhor escola de formação da Maia e uma das referências da A. F. Porto", salienta Jorge Bártolo, presidente da Granja, sublinhando a "qualidade da formação" do clube, que já colocou quatro jogadores nos principais palcos nacionais. "Fundamentalmente, destacamo-nos por sermos uma boa escola. É essa a principal prioridade", destaca o dirigente.
Fazer os jovens crescer
Coordenador do clube há três épocas, António Baganha é um dos grandes responsáveis pelo bom funcionamento da instituição. O dirigente, de 49 anos, salienta a "importância de conseguir bons resultados", mas considera que isso "não é o mais importante". E explica-o: "Não nos interessa ter resultados de forma rápida, nem de ganhar a todo o custo. Na Granja, o principal objetivo é formar bem, assente num projeto evolutivo e sempre com o máximo seriedade. São princípios dos quais não abdicamos", garante António Baganha, sublinhando que "a Granja tem colocado jogadores nas seleções distritais com grande frequência". A curto/médio prazo, o clube tem como "objetivo colocar a equipa de juniores no Nacional".
Neste trabalho, os pais e as famílias assumem um papel importante na dinâmica do clube. "Há sempre espaço para crescer, sobretudo na academia. No entanto, só conseguiremos manter esta dinâmica com a ajuda dos pais e colaboradores, que são cerca de 40, que cá andam por amor à camisola. Sem eles seria impossível", destaca António Baganha, prometendo "continuar a honrar os pergaminhos da Granja". Os jovens agradecem.
Associação de Moradores da Granja
Fundação: 13-06-1975
Sócios: 250
Atletas na formação: 85
Palmarés: duas taças distritais
Treinos: de segunda a sexta-feira
Horários: das 19 às 22 horas
Mensalidade: de 10 a 15 euros