FPF tem acordo com empresa financeira alvo de alertas de fraude em países europeus

Pedro Proença, presidente da FPF
Foto: Pedro Granadeiro
A VT Markets, corretora financeira sediada na Austrália, tem uma parceria com a Federação Portuguesa de Futebol, mas segundo a CMVM, não tem licença para operar no mercado português.
Segundo notícia desta quarta-feira do jornal "Público", devido a essa incompatibilidade, os investimentos dos clientes portugueses na empresa ficam em risco, uma vez que, em caso de problema, não têm proteção financeira ou legal. O "Público" acrescenta que a VT Markets consta dos alertas lançados pelo regulador britânico FCA (Financial Conduct Authority), que pediu aos utilizadores para "evitarem negociar com a empresa e terem cuidado com fraudes".
Para além disso, a empresa australiana também é visada em Itália, na Bélgica e na Dinamarca como desaconcelhável para investimentos.
Recorde-se que após o anúncio do acordo com a Federação Portuguesa de Futebol, a VT Markets especializada em negociação em moedas, metais preciosos e matérias-primas, criou uma página em português com a imagem de futebolistas portugueses, como Cristiano Ronaldo, João Félix, João Cancelo, Bruno Fernandes e Bernardo Silva.
Na altura, a Federação Portuguesa de Futebol anunciou a VT Markets como "novo Parceiro Oficial de Trading no Médio Oriente e Norte de África", salientando que esta empresa "construiu a sua reputação como uma plataforma de negociação credível e de alto desempenho" e que "continua a estabelecer um padrão de classe mundial nos mercados financeiros".

