
Fran Navarro leva 29 golos com a camisola do Gil Vicente
EPA/MANUEL FERNANDO ARAUJO
Avançado passa a ser o melhor marcador de sempre do clube de Barcelos no campeonato.
Corpo do artigo
A vitória de domingo no reduto do F. C. Porto entrou diretamente para a história do emblema barcelense, como o primeiro sucesso da equipa minhota em casa dos dragões, depois de uma série com 25 derrotas e um empate. Além desse êxito coletivo, Fran Navarro, principal figura dos galos e autor de um dos golos nesta partida, saiu do estádio portista com um reforçado lugar de destaque no palmarés do Gil Vicente.
O avançado espanhol, de 25 anos, passou a ser, com o tento apontado, o melhor marcador de sempre do Gil Vicente no principal escalão do futebol nacional, agora com 29 golos, superando Paulo Alves (28) e Mangonga (27) que ocupam o pódio de uma ilustre lista de artilheiros gilistas, onde pontificam, ainda, outros nomes históricos do clube como Carlitos, Hugo Vieira, Drulovic ou Nandinho.
Navarro, que, sabe o JN, está bem encaminhado para ser um dos reforços do F. C. Porto para a próxima época, já leva 17 golos esta temporada, superando os 16 apontados em 2021/22, quando chegou a Barcelos, e é atualmente, a par do benfiquista Gonçalo Ramos, o segundo melhor marcador da Liga, com 13 golos, apenas atrás do João Mário, também das águias, que lidera a lista com 14.
Ainda no que toca a feitos históricos de Fran Navarro neste campeonato, o avançado espanhol igualou uma marca que já não acontecia há 25 anos na nossa Liga, ao marcar, numa só época, na casa do F. C. Porto, Benfica e Sporting, algo que o avançado marroquino Hassan, na época de 1997/98, tinha sido o último a consegui-lo, então ao serviço Farense.
Fran Navarro está a cumprir o segundo de três anos de contrato que rubricou com o Gil Vicente, quando em 2021 deixou o Valência, que ainda detém uma percentagem do passe do jogador, avaliado em cinco milhões de euros, num valor que deve continuar a inflacionar.
