A cidade de Friburgo é das mais ecológicas da Europa, o clube tem o mesmo treinador há dez anos e vive uma época histórica.
Corpo do artigo
Friburgo vive na Alemanha, sendo que também respira nas bordas da Suíça e da França, tem mais ciclistas do que automobilistas, mais árvores do que casas e mais espaços verdes do que qualquer outra no país. Não surpreende, portanto, que o novíssimo Europa Park-Stadion seja um dos estádios mais ecológicos do Mundo, sempre com milhares de bicicletas estacionadas enquanto o SC Freiburg disputa, em casa, mais um jogo de uma época que já é histórica e pode tornar-se ainda mais especial. Normalmente, entre as milhares de pessoas que fazem, a pedalar, o caminho até ao estádio também está Christian Streich, o homem que por seis dias não é o treinador há mais tempo no mesmo clube entre as principais ligas europeias.
Está claro, então, que Friburgo é uma cidade diferente, social, cultural e futebolisticamente, com um clube também ele peculiar, que conta com um treinador não menos especial. Ainda assim - ou, provavelmente, por isso mesmo -, o SC Freiburg é um dos emblemas mais sustentáveis, com melhores resultados e que mais evoluíram no futebol alemão na última década. Apesar de um dos orçamentos mais limitados da Bundesliga e de uma descida de divisão pelo meio que nem sequer beliscou o projeto, muito menos o treinador. Christian Streich manteve-se no cargo e na época seguinte (2015/16) conduziu a equipa de volta à liga alemã; hoje, o SC Freiburg luta para chegar pela primeira vez à Liga dos Campeões e já garantiu a presença na final da Taça, algo inédito.
Dificilmente há uma figura tão carismática e tão conotada com um clube, até a nível global, como Christian Streich. Nasceu e cresceu na região e mudou-se para Friburgo no início dos anos 1990, ainda sem saber que ficaria por lá, pelo menos, nos próximos 30 anos. Está no SC Freiburg desde 1998, foi treinador dos sub-19 na década seguinte, passou a adjunto da primeira equipa e no final de 2011 assumiu o cargo de treinador principal. À exceção da época da despromoção, são feitos atrás de feitos, incluindo dois apuramentos para as provas europeias, metade do total que o clube conseguiu em... 118 anos. A juntar a isto, também é conhecido por levantar a voz contra injustiças sociais e o dinheiro envolvido no futebol.
Não faltam, assim, razões para ser o maior ídolo dos adeptos do SC Freiburg: "Christian Streich, you are the best (és o melhor)", cantam. Aos 56 anos, ninguém imagina Streich com outro emblema ao peito, nem ele tem essa intenção: "Todos os dias posso estar com a minha família e os meus amigos. É um privilégio", diz.