Participação é opcional num regime que prevê subidas de divisão, mas sem descidas. Primeira fase inicia no dia 9 de maio.
Corpo do artigo
Após três meses e meio de interregno competitivo (provas foram suspensas a 15 de janeiro), já há fumo branco quanto aos moldes do retorno das competições da A. F. Porto e as incertezas vão ficando cada vez mais dissipadas. O regresso está marcado para dia 9 de maio e será opcional, num formato idêntico ao praticado na Liga dos Campeões (fase de grupos e eliminatórias), mas com uma nuance: há subidas, mas não há descidas, e acaba a 30 de junho. Nesta retoma, passarão a ser permitidas sete substituições.
Relativamente às questões do foro financeiro, como taxas de jogo ou os testes para a despistagem à covid-19, o presidente da A. F. Porto, José Manuel Neves, afirmou não haver veredito, devido à dúvida dos emblemas que irão participar. "Não será pelas despesas com a testagem que alguma equipa deixará de poder fazer parte das provas, vamos vivendo dia a dia. A partir de agora, contamos poder começar a distribuir as verbas de ajuda às quais os clubes se candidataram", disse o dirigente.
As equipas das quatro divisões (Elite, Honra, 1.ª e 2.ª) vão ter os mesmos moldes competitivos e têm até ao próximo dia 11 para manifestarem a vontade de não participar, sendo que aí ficarão com as pontuações obtidas aquando da suspensão das competições, em janeiro.
Numa primeira fase, quem quiser competir será distribuído por potes, mediante a classificação, sendo que de cada pote serão formados grupos (com não mais do que quatro equipas) que vão disputar seis jornadas, casa e fora. Na última fase, haverá o número de eliminatórias necessárias para definir o campeão. No caso das equipas que não disputaram os 50% de partidas requeridas para o campeonato ser homologado, será aplicado um coeficiente resultante da divisão entre os pontos obtidos e os jogos realizados.
Em termos da calendarização estabelecida, a primeira fase está agendada para decorrer entre 9 de maio e 2 de junho e a última etapa será entre 6 e 27 de junho, sendo que a A. F. Porto salvaguarda datas a meio da semana para corresponder a alguma eventualidade impeditiva da realização dos encontros marcados.
Apesar de todas as contingências, o regresso está aí à porta e ainda há muito futebol distrital para seguir em 2020/21.
Taça A. F. Porto sujeita a sorteio
Para o regresso da Taça, serão sorteadas duas equipas de cada divisão (Elite, Honra, 1.ª e 2.ª). Haverá depois um sorteio para definir os quatro emblemas, entre os oito, com passagem às meias-finais. A primeira ronda joga-se a 3 de junho e a final no dia 24.
Pré-época inicia a 19 de abril
Devido à extensa paragem à qual os clubes foram sujeitos, a permissão governamental para a retoma os desportos de risco médio, a 19 de abril, será o período definido para uma curta pré-temporada, necessária à recuperação dos índices físicos dos atletas.