Equipa de Sérgio Conceição passa, com tranquilidade, em Portimão e continua a três pontos do topo do campeonato. Otávio e Pepê marcam com muita classe.
Corpo do artigo
Foi com muita competência e alguma tranquilidade que o campeão nacional garantiu a terceira vitória consecutiva no espaço de oito dias. Depois dos sucessos frente a Braga e Bayer Leverkusen, e a meio das grandes decisões no Grupo B da Champions, o F. C. Porto visitou Portimão e contou com a inspiração do regressado à titularidade Otávio e do cada vez mais influente Pepê para selar um triunfo que lhe permite manter-se a três pontos do líder Benfica, antes do clássico entre ambos, marcado para o dia 21.
Após um duelo europeu muito intenso e a três dias da visita a Leverkusen, que pode ajudar a definir o caminho rumo aos oitavos de final da Liga dos Campeões, o F. C. Porto não entrou com tudo no Algarve. Pelo contrário, foi o Portimonense a controlar os acontecimentos no primeiro quarto de hora e o cenário só começou a mudar quando uma bomba de Uribe testou a atenção de Kosuke.
Aos 22 minutos, uma grande arrancada de Rodrigo Conceição pela direita permitiu a Otávio e Evanilson assinarem um momento de autêntico futebol de praia, com dois passes de peito a prepararem o remate vitorioso do internacional português. Em vantagem, os dragões podiam ter resolvido antes do intervalo, mas Evanilson não teve pontaria e Kosuke voou para travar um belíssimo remate de Taremi após grande jogada e assistência de calcanhar de Pepê.
Mais uma assistência de Mehdi
Não ficou decidido até ao descanso, mas ficou pouco depois do início da segunda parte. Ao minuto 52, um erro de Pedrão entregou o ouro a Taremi, que preparou, na perfeição, a assistência para Pepê. O brasileiro mostrou que tem uma técnica bem acima da média e marcou um autêntico "penálti à Panenka" em movimento. Com o 16.ª derrota consecutiva perante o F. C. Porto à vista, o Portimonense reagiu, muito graças ao recém-entrado Ricardo Matos, que serviu o remate à barra de Yago que, depois, ofereceu uma bela defesa a Diogo Costa. Em cima dos 90, o árbitro ainda assinalou penálti a favor do F. C. Porto, mas o VAR indicou que a falta foi fora da área.
Mais: Rodrigo Conceição e Otávio foram duas das novidades no onze e estiveram em alta num jogo em que Pepê voltou a mostrar muita classe. Seck e Rui Gomes bem tentaram fazer subir o Portimonense.
Menos: Luquinha e Outtara não foram os desequilibradores que a equipa algarvia precisava e Yago só se viu perto do fim. Evanilson trabalhou muito no ataque portista, mas nem sempre bem.
Árbitro: Poupou o segundo amarelo a Rui Gomes ainda na primeira parte. Muitas dúvidas que a falta sobre Galeno, que o VAR transformou em livre direto, tenha sido fora da área.
Veja o resumo do jogo:
https://jn.vsports.pt/embd/78926/m/11947/jn/7603a3b602b455d06328041dfa347288?autostart=false
* com Edgar Pires