Cerimónia religiosa reuniu ex-jogadores, dirigentes e atletas do F. C. Porto, representantes da Federação Portuguesa de Futebol, antigos companheiros de equipa e familiares, numa última homenagem a Jorge Costa, realizada nesta terça-feira na Igreja do Cristo Rei, no Porto.
Corpo do artigo
Várias figuras ligadas ao futebol nacional e ao universo portista reuniram-se, hoje, na missa de sétimo dia de Jorge Costa, antigo capitão e dirigente do F. C. Porto, que se realizou esta terça-feira na Igreja do Cristo Rei, no Porto.
A Direção do F. C. Porto foi representada ao mais alto nível pelo presidente André Villas-Boas, o vice-presidente Tiago Madureira, acompanhados pelos guarda-redes do plantel Diogo Costa e Cláudio Ramos e pelo elemento da equipa técnica Lucho González.
Entre os antigos colegas de Jorge Costa marcaram presença João Pinto, Costinha, Romeu, Rui Jorge, Rui Barros, Neves, Domingos Paciência e Hélder Postiga.
A Federação Portuguesa de Futebol fez-se representar pelo presidente Pedro Proença e pela diretora-geral Helena Pires.
Na cerimónia estiveram ainda Alexandre Pinto da Costa, filho do antigo presidente portista Pinto da Costa, José Manuel Neves, líder da Associação de Futebol do Porto, Domingos Gomes (ex-médico do F. C. Porto), Lourenço Pinto (ex-presidente da Assembleia Geral do clube) ou João Brandão (treinador da equipa B do F. C. Porto).
A família de Jorge Costa, incluindo os filhos, acompanhou a celebração religiosa, que contou com a presença de amigos e familiares, num momento de homenagem ao antigo defesa-central.
Jorge Costa, que assumia funções de diretor do futebol do F. C. Porto, morreu a 5 de agosto, aos 53 anos, vítima de uma paragem cardiorrespiratória.
Internacional português em 50 ocasiões, foi um dos jogadores mais titulados da história do F. C. Porto, com 23 troféus conquistados, entre eles a Liga dos Campeões (2004), a Taça Intercontinental (2004) e a Liga Europa (2003).
Após terminar a carreira de jogador, em 2006, seguiu como treinador, passando por clubes em Portugal e no estrangeiro e nos últimos anos, integrava a estrutura diretiva do F. C. Porto.